Florianópolis, Santa Catarina

Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017

Praias em Florianópolis e região

Localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, convive com o fluxo turístico e os praticantes de surfe. Atualmente, é um dos principais núcleos de pesca artesanal de Florianópolis. O nome Armação surge da antiga atividade econômica, a produção de óleo de baleia para a iluminação urbana. Além do óleo, outras partes do cetáceo eram aproveitadas, como a carne, a gordura e até as barbatanas. Com isso, a pesca predatória levou à quase extinção do animal. Atualmente, as baleias franca são fortemente preservadas e o turismo de observação é fonte de renda para Santa Catarina.

Veja mais

Praia dos Açores localiza-se a, aproximadamente, 30 km do Centro, no meio das praias da solidão e do Pântano do Sul. O acesso é possível através de uma avenida asfaltada. A praia tem estacionamento perto e possui um centro residencial, que se localiza a cerca de 2 km do Pântano do Sul, onde se pode encontrar o porto da vila dos pescadores. A praia possui algumas trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica preservada. Da praia com faixa de areia clara, podem ver-se as Ilhas Três Irmãs e a Moleques do Sul.

Veja mais

A Barra da Lagoa é um distrito de classe média do município de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina. Foi desmembrada do Distrito da Lagoa da Conceição pela Lei nº 4.806/95 de 21/12/1995. A sede do distrito tem o mesmo nome, Barra da Lagoa. Além da sede só há outra localidade no distrito: a Fortaleza da Lagoa. A área total do distrito é de 4,75 km². A praia ao norte da localidade, continuação da praia da Barra da Lagoa, é chamada praia de Moçambique, a maior praia da ilha. Existem vários restaurantes que servem frutos do mar. Há vários anos realiza-se a festa da tainha, por ocasião da época em que esta ocorre com abundância (por volta de julho).

Veja mais

A praia Brava fica situada ao norte da ilha de Santa Catarina, no municipio de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina e oferece uma água limpa e cristalina, além de belezas naturais e ótimas ondas para o surf e bodyboarding. Ao noroeste da praia Brava, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses.

Veja mais

Cachoeira do Bom Jesus é um distrito da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Situa-se ao norte da Ilha de Santa Catarina, entre os distritos de Canasvieiras, Ratones, São João do Rio Vermelho e Ingleses do Rio Vermelho. O local foi criado pela lei municipal nº 394 de 19 de fevereiro de 1916, e possui uma área estimada de 30,37 km². A sede do distrito é a localidade da Cachoeira do Bom Jesus, cujo nome deriva da existência de uma cachoeira no morro do Bom Jesus, situado no bairro. A praia da Cachoeira, contígua à de Canasvieiras, só há pouco tempo recebeu a atual denominação.

Veja mais

Canasvieiras é um bairro e uma praia localizados no norte da Ilha de Florianópolis , no estado brasileiro de Santa Catarina, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. É sede do distrito de mesmo nome. Possui autosustentabilidade, com um comércio bastante diversificado. O acesso ao bairro é dado principalmente por meio da SC-401, principal ligação entre a região central da cidade e o norte da ilha. A praia é uma das mais visitadas pelos turistas argentinos e uruguaios, devido ao mar tranquilo e à vida noturna. O mar de Canasvieiras é calmo e quente, apropriado para famílias com crianças. Ao largo da praia, não muito distante, há uma ilha particular, a Ilha do Francês, à qual é possível ir de caiaque ou em lanchas alugadas. Por ser o balneário preferido pelos turistas argentinos em Florianópolis, muitos dos estabelecimentos comerciais contam com atendentes bilíngues.

Veja mais

Cacupé é um bairro nobre da cidade brasileira de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Localiza-se no centro-norte da Ilha de Santa Catarina, fazendo parte do distrito de Santo Antônio de Lisboa. O nome é de origem tupi-guarani e provavelmente significa "verde por trás do morro". Cacupé é formado por duas pontas que avançam sobre a Baía Norte, denominadas Cacupé Grande e Cacupé Pequeno. Estes são também os nomes dados às duas praias arenosas (ou conjuntos de praias) da localidade, sendo cada praia situada junto à respectiva ponta.

Veja mais

A praia do Campeche situa-se na localidade do mesmo nome, na Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis, entre a famosa praia da Joaquina e a praia do Morro das Pedras. Exatamente em frente fica a ilha do Campeche. A praia é procurada por surfistas do mundo inteiro, que encontram as conhecidas "direitas", chegando a mais de um metro durante o inverno do hemisfério sul. Vários outros esportes têm lugar nesta praia, incluindo bodyboard, kytesurf, kayaking e footvoley. O trecho conhecido como Riozinho do Campeche concentra vários dos praticantes desses esportes.

Veja mais

Daniela é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina,entre a Praia do Forte e a Barra do Sambaqui, em Florianópolis. A praia de Daniela é um balneário urbanizado, onde se mesclam moradores e veranistas. É uma praia ainda em formação, possui face de um mar aberto e outra para a foz do Rio dos Ratones, dificulta a infra-estrutura no sistema de drenagem e saneamento porque toda a região tem o fundo de lama, tendo elevado risco de contaminação de suas águas com esgoto. Sua areia é clara, fina e caracteriza mar de baía, isto é, mar manso.

Veja mais

Praia localizada no norte da Ilha de Santa Catarina. Nela está situada a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, a cerca de 25 quilômetros de Florianópolis. O Forte integrava as bases de defesa da Ilha de Santa Catarina no período colonial e foi desativado a partir de 1935. Praia de águas calmas, e muitos restaurantes de frutos do mar. O acesso se dá por Jurereê Internacional de carro, e por Daniela através de uma passagem pelo costão de pedras, sendo recomendável apenas com a maré baixa.

Veja mais

A praia dos Ingleses está situada no bairro de Ingleses, norte da ilha de Santa Catarina, no municipio de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. É uma praia com 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas, com muita areia, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard), um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos. Ao norte da praia dos Ingleses, após o costão, encontra-se a Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

Veja mais

Jurerê é uma praia situada no norte da Ilha de Santa Catarina, no bairro nobre do mesmo nome, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, Florianópolis. Localizado no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis SC, Jurerê Internacional é um empreendimento imobiliário, um residencial e resort desenvolvido pelo Grupo Habitasul, ao lado da praia de Jurerê Tradicional. Jurerê Internacional é, hoje, referência em urbanização orgânica e sustentabilidade para todo o País. Por trás desse sucesso, estão os princípios e diretrizes definidos pela Habitasul há mais de 30 anos, quando foi criado o residencial.

Veja mais

A Praia da Joaquina pertence ao Distrito da Lagoa da Conceição e dista 15 km do Centro da Cidade de Florianópolis na direção nordeste. Possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros. A Praia da Joaquina, ou Joaca, foi descoberto por surfistas, primeiro os brasileiros e depois os estrangeiros, a partir da década de 1970. Joaquina é um dos lugares mais procurados por sufistas e esportistas em geral, todos os dias têm partidas de futebol na areia, futevôlei, corredores, etc. Além de contar com boa estrutura para banhistas, com sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, iluminação noturna.

Veja mais

A Praia da Lagoinha do Leste está localizada no sudeste da Ilha de Santa Catarina. Recebe o mesmo nome da lagoa em formato de "S" presente na praia. Seu difícil acesso possibilitou a preservação de um dos últimos redutos de Mata Atlântica de Florianópolis. Em 1992, foi criado o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, compreendendo uma área de 453 hectares, classificada como de Área de Preservação Permanente pela lei nº 3.701/92. Há dois acessos, através de trilhas, para a Praia da Lagoinha do Leste: um caminho mais longo, de aproximadamente 4 km, pela Praia do Matadeiro (situada ao lado da Praia da Armação) e outro, mais curto (cerca de 2,3 km), porém mais íngreme, pelo Pântano do Sul. No caminho pela trilha da Praia do Matadeiro está a Toca da Baleia, uma caverna esculpida na rocha pela ação do mar.

Veja mais

Voltada para o Oceano Atlântico e separada da praia da Armação por um rio de água salobra. O mar gelado com ondas de medianas a grandes, de boa formação, atraem surfistas. Do final da praia, sai uma das trilhas para a praia da Lagoinha do Leste. O nome Matadeiro é muito antigo, provém da época em que era permitido caçar baleias. Os pescadores montavam suas armadilhas na Armação e as matavam no Matadeiro, daí o nome das duas praias. Localizada entre as praias da Armação e Lagoinha do Leste, a praia do Matadeiro é relativamente tranquila, com acesso somente a pé, cerca de 200 metros, depois de atravessar o rio que vem da Lagoa do Peri.

Veja mais

Praia Mole é uma praia ao leste na Ilha de Florianópolis em Santa Catarina. Com uma extensão de 960 metros é muito utilizada para a prática de surf e parapente, devido as suas condições geográficas. Está localizada à 15 quilômetros do centro de Florianópolis. Encontra-se ligada com a capital do estado por meio da rodovia SC-404 e com Barra da Lagoa, Santinho e Ingleses pela SC-406. É uma das mais freqüentadas da Ilha de Santa Catarina e durante a temporada de verão, principalmente os fins de semana, o tráfego nas rodovias de acesso pode tornar-se lento, em especial durante as últimas horas do dia onde se produzem engarrafamentos.

Veja mais

A Praia de Naufragados fica a 43 km do centro de Florianópolis, no sul da Ilha de Santa Catarina. Uma trilha de três quilômetros separa a praia da estrada, onde há cachoeiras e ruínas de engenho de farinha. Na praia existe o Farol de Naufragados e três canhões que serviram para proteger a baía dos invasores alemães na segunda guerra mundial.

Veja mais

Pântano do Sul é um distrito e uma praia de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. O distrito foi criado pela Lei nº 1.042/66, de 12 de agosto de 1966, tendo sido instalado em 10 de dezembro de 1967. Situa-se no extremo sul da ilha de Santa Catarina. A praia é de areia fina, e o bairro é um típico retrato das antigas colônias de pescadores tradicionais de Florianópolis. Há diversos restaurantes especializados em frutos do mar.

Veja mais

O Ribeirão da Ilha foi uma das primeiras comunidades do Estado e a primeira de Florianópolis a ser habitada, no século XVI, pelos índios Carijós. O nome dado à praia origina-se de um pequeno rio ou ribeira, situado no local (ribeiracô em linguagem indígena). Localizado a 36 quilômetros do centro de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha é composto por várias praias pequenas, de águas calmas e areia grossa. É considerado um dos poucos lugares do litoral Sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa. Um passeio até a praia é uma volta aos costumes e cultura açorianos.

Veja mais

A Praia do Saquinho é uma praia pequena, de areia branca, águas claras e mar agitado. Está localizada no extremo sul da face oceânica da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, com acesso por vinte minutos de trilha a partir da Praia da Solidão.

Veja mais

Sambaqui é um bairro e uma praia de Florianópolis, no distrito de Santo Antônio de Lisboa. Dista cerca de 17 km do centro de Florianópolis, e sua praia tem 1,10 km de extensão. O nome provém da existência de amontoados de conchas espalhadas pelas areias da praia, as quais às vezes revelam animais fossilizados, bem como resquícios de antigas comunidades indígenas da região. População 1345 habitantes, censo 2.000. Localizada na região oeste de Florianópolis, Sambaqui, juntamente com o bairro vizinho de Santo Antônio de Lisboa, foi o lugar escolhido pelos primeiros imigrantes açorianos, em meados do século XVIII, para fixar residência na Ilha. Mar tranquilo com um cenário deslumbrante e um pôr do sol inesquecível. Possui uma vista panorâmica da Baía Norte e do Continente. A pesca ainda é tradicional, incluindo o cultivo de ostras. Para quem busca tranqüilidade e uma paisagem encantadora, há muitos bares a beira mar e vários restaurantes.

Veja mais

A praia do Santinho está situada no distrito de Ingleses do Rio Vermelho, norte da ilha de Santa Catarina, no municipio de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. Distante quarenta quilômetros do centro da cidade a praia oferece um recanto tranquilo aos seus visitantes e moradores. Com seus dois quilômetros de extensão, de mar aberto e agitado, proporciona boas condições para a prática de esportes marítimos, como o surfe. Ao norte da praia do Santinho, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses, e ao sul, a praia de Moçambique.

Veja mais

Grande Florianópolis

A Praia da Pinheira é uma das praias mais freqüentadas de Palhoça, recebendo grande fluxo de turistas de outros estados. Localizada numa enseada a 35km do centro do município e a 48km de Florianópolis. Está dividida em duas praias: Praia de Baixo e Praia de Cima, situadas em oposição uma a outra. Hoje a Praia da Pinheira não é só um povoado com pescadores de tradição açoriana, lojas, farmácias, padarias e pousadas provam que o desenvolvimento chegou ali, porém o progresso não apagou as marcas que caracterizam a praia: os ranchos dos pescadores e a paz da convivência entre os visitantes e nativos.

Veja mais

Classificada por uma famosa revista como uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surf, a Guarda faz jus ao título. Bela, ela é o paraíso dos surfistas que a escolheram para ser um dos pontos mais fervilhantes do litoral. A Guarda é uma pequena vila de pescadores, descoberta na década de 70 pelos hippies e pelos surfistas da época, que corriam atrás de boas ondas. Na Guarda desemboca o Rio da Madre e para chegar até a areia, à beira mar, é preciso atravessar o rio a nado ou numa canoa de pescador.

Veja mais

A Praia do Sonho é a única praia com duas frentes para o mar (norte e leste), com opção de banhos em águas calmas e mar groso, distante 34km do centro de Palhoça, preferida por aqueles que procuram paz e sossego. Da Praia do Sonho é possível avistar a ilhota de Araçatuba – onde fica a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e as Ilhas Três Irmãs. Para fazer um passeio até as ilhas os pescadores da região alugam os barcos cobrando pequenas taxas.

Veja mais

No ponta de calma enseada está a mais pequena praia escolhida para a construção da armação baleeira em 1743, concluída três anos mais tarde e utilizada para extração de óleo de baleia até o declínio da atividade por volta de 1850. Atualmente é freqüentada por banhistas. A capela e as ruínas da armação baleeira são atrações do lugar.

Veja mais

É a maior praia de Governador Celso Ramos, e também a mais freqüentada por banhistas e surfistas. Preserva lugares históricos, como os engenhos de cana-de-açúcar e a Casa Grande. É fácil de encontrar serviços de bares e restaurantes.

Veja mais

Calheiros tem mar tranqüilo muito frequentado por moradores da região de Ganchos. A vista é bonita, com vários barcos de pesca ancorados. O mesmo acontece na Praia do Canto. Acesso: pela rodovia SC-410. .

Veja mais

A denominação é comum a três localidades e pode confundir o visitante. A enseada de Ganchos povoou-se em função da pesca, distribuída em três núcleos: Ganchos do Meio (ao centro); Canto dos Ganchos (lado Oeste); Ganchos de Fora (avançando no mar). O Distrito foi criado em 1914, com sede em Ganchos do Meio, onde hoje está localicado o centro urbano de Governador Celso Ramos e o núcleo administrativo - prefeitura e secretarias. É formado por baía repleta de embarcações, inclusive de grande porte apropriadas para captura de sardinha, camarão e outros. O mar compõe belo cenário em contraste com o verde das encostas e com o colorido dos barcos de pesca, que podem ser apreciados nos banquinhos dispostos na calçada da Avenida Ganchos. Mas a água não é propícia para banho.

Veja mais

Tinguá, onde encontra-se o hotel do mesmo nome, é muito movimentada durante a temporada e deserta o resto do ano. O mar oferece condições alternadas entre calmo e proício para o surf. .

Veja mais

Praia muito movimentada durante a temporada de verão. Durante a baixa temporada é praticamente deserta. Sobram as várias casas de veraneio fechadas. Oferece ótimas condições para a prática de surf, desde que o vento seja do quadrante leste. No final da avenida que dá acesso a praia encontram-se bares e restaurantes.. .

Veja mais

Procurando algum produto ou serviço?


Publicidade











(c) 1998-2017
Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Plataforma proprietária de gestão