Florianópolis, Santa Catarina

Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017

Informações turisticas

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Originalmente denominada Nossa Senhora do Desterro, em alusão à sua padroeira, ou simplesmente Desterro, seu nome foi alterado ao fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto.

Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporado à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz - 820 m de comprimento - que ligou a ilha ao continente. Encontra-se aproximadamente entre 20 e 40 metros de altitude.

Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, onde, somadas às continentais, existem cerca de 100 praias. Florianópolis é conhecida também como "Ilha da Magia".

Dados de Florianópolis

Data de fundação: 23 de março de 1726
População: 433.158 habitantes ( projeção IBGE 2012 )
Economia: O comércio e a prestação de serviços dominam amplamente a economia local, com uma fatia de 83%, restando 12% às indústrias de transformação e apenas 5% à agropecuária e à pesca.
PIB: R$ 4.201 milhões
PIB per capta: R$ 12.292
Área: 436,5 Km2
Localização: paralelos de 27º50' de latitude sul e entre meridianos de 48º25' de longitude oeste.
Geologia: terrenos cristalinos e os terrenos sedimentares de formação recente.
Relevo: predominância da unidade Serras do Leste Catarinense, caracterizadas pela formação subparalela, com ocorrência de pontas e promontórios.
Principais rios: dos Naufragados, das Pacas, do Peri, da Tapera, Cachoeira Grande, Tavares, Itacorubi, do Sertão, Buchele, Araújo, Pau do Barco, do Mel, Veríssimo, Ratones, Papaquara, Palha, do Bráz, Sanga dos Bois, Capivari, Capivaras e os ribeirões: Vargem Pequena, Valdik, do Porto e Sertão da Fazenda.
Clima: As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes.A média anual da temperatura no período de 1923-1984 foi de 20,4 º C. Fevereiro, mês mais quente, apresenta uma média mensal de 24,5 ºC e julho, mês mais frio, 16,4 ºC (Hermann et alii, 1986). A média das máximas do mês mais quente varia de 28 a 31ºC e a média das mínimas do mês mais frio, de 7,5 a 12°C .

Como chegar em Florianópolis

De avião

Florianópolis possui um aeroporto - Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN), localizado no sudoeste da Ilha de Santa Catarina e administrado pela Infraero. Prevê-se a construção um novo terminal de passageiros, o que aumentará o tamanho do aeroporto, a capacidade de atendimento, o número de guichês de companhias aéreas e o número de pontes de zero para quatro.
Cinco empresas aéreas operam vôos domésticos regulares para Florianópolis: TAM, GOL/Varig, OceanAir, Azul e NHT com vôos diretos de/para Brasília,Campinas, Chapecó, Criciúma, Curitiba, Joaçaba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda, outras empresas como a Aerolíneas Argentinas e a Pluna, com vôos diretos para Buenos Aires e Montevidéu durante a alta temporada.
Chegando ao aeroporto, os usuários poderão utilizar de meios de transporte como ônibus (pára em frente ao desembarque), táxi (estacionados em frente ao aeroporto) ou efetuar o aluguel de carros (as empresas possuem guichês dentro do aeroporto).

De ônibus

Várias empresas fazem transportes até Florianópolis. A rodoviária de Florianópolis recebe tanto ônibus nacionais como internacionais. Para consultar online os horários dos ônibus que chegam ou saem de Floripa consulte a página do DETER - Terminal Rita Maria, digitando "Florianopolis" (sem acento) no destino ou origem.

De carro

Para chegar de carro a Florianópolis, deverá utilizar a BR-101, sendo que a mesma não passa por Florianópolis, e sim por uma cidade vizinha, São José. Os principais acessos à cidade são: via Estreito (bairro), onde carros vindos da região norte do estado, poderão entrar por baixo de um viaduto (da BR-101) que encontra-se em frente ao estacionamento da empresa Itapemirim/Penha, passando pelo bairro de Barreiros (cidade de São José), Estreito (agora em Florianópolis) e depois chegando à ponte.
via Expressa, bem sinalizada, próxima ao Shopping Itaguaçu e quando vindo do norte do estado, contornando o heliponto e as bandeiras. Ao pegar a via Expressa (BR-282), a mesma ao final chega às pontes, que liga a parte continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina.

Veja mapas



Praias

Existem cerca de cem praias em Florianópolis. De todos os tipos, para todos os gostos. Quem quer conhecer as mais badaladas e com melhor infraestrutura não pode deixar de ir a Jurerê Internacional e Praia Brava, no Norte da Ilha. Para surfar, as melhores são as praias do Leste, como Joaquina, Campeche, Mole, Barra da Lagoa e Moçambique; no Sul, Morro das Pedras, Armação e Matadeiro, além de Ingleses, Brava e Santinho, no Norte da Ilha.

Quem prefere praias mais selvagens tem que visitar Naufragados, Solidão e Lagoinha do Leste, que, apesar do difícil acesso, é uma das mais belas da capital. Quem está acompanhado de crianças pequenas deve optar por praias de mar calmo, como Jurerê, Daniela, do Forte, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha e Cachoeira do Bom Jesus, todas no Norte da Ilha, e Pântano do Sul e Açores, no Sul.

Saiba mais



Grande Florianópolis

Os municípios de Palhoça, Biguaçu e São José formam, junto com a capital Florianópolis, a região metropolitana da Grande Florianópolis. Com ótima infraestrutura de lazer e serviços, oferecem uma grande variedade de hotéis, resorts, restaurantes, cafés, galerias comerciais, shopping centers, supermercados, bancos, parques, cinemas, teatros e inúmeras opções de entretenimento para a família toda. A vida noturna também é bastante agitada na capital catarinense e em São José, com diversos bares e algumas das mais badaladas casas noturnas do país.

Voo livre, rafting, rapel, canoagem, trekking. Tudo isso fica ainda mais emocionante em meio às magníficas paisagens da Grande Florianópolis. Tanto no litoral quanto no interior há inúmeras opções para a prática dos mais diversos esportes de aventura. Já para quem quer relaxar, o que não faltam são estâncias, pousadas e hotéis em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio, que oferecem banhos de águas termais com propriedades terapêuticas.

Saiba mais

Procurando algum produto ou serviço?


Publicidade











(c) 1998-2017
Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Plataforma proprietária de gestão