img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Mutirão caça focos do mosquito da dengue em comunidade de Florianópolis

Publicado em 27/11/2015


Petra Mafalda/PMF
Mutirão caça focos do mosquito da dengue em comunidade de Florianópolis



Mutirão de limpeza e combate a criadouros do mosquito transmissor da dengue, na Costeira do Pirajubaé, marcou o encerramento da Semana de Combate à Dengue na Capital, nesta sexta-feira (27).

O terreno alvo do mutirão integra um conjunto de 175 pontos de descarte irregular de lixo que foram identificados pela Comcap, atrás da associação de moradores do bairro. O local, além de servir para o descarte de resíduos, abriga depósito de material reciclável, onde a equipe do Centro de Controle de Zoonoses encontrou larvas já no último estágio antes de virarem mosquito.

A Comcap continuará o trabalho de limpeza no local até a semana que vem. A expectativa é que sejam retiradas cerca de 100 toneladas de lixo do terreno, como entulho e sucata de carros, geladeiras e outros materiais.

Ações como essa começaram na segunda-feira (23), quando a Vigilância Sanitária e Ambiental e a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) visitaram estabelecimentos comerciais para verificação das condições sanitárias - incluindo o risco de criadouros do Aedes aegypti - e da regularização da atividade. Já foram mapeados 185 desses pontos estratégicos, que serão fiscalizados semanalmente.

Proprietários de terrenos baldios também estão no alvo das fiscalizações. A equipe de geoprocessamento da Prefeitura, em parceria com a Vigilância Sanitária e Ambiental, já está mapeando os locais onde há possibilidade de focos do mosquito da dengue. Até agora, são 104 no Continente e 43 na Ilha. Todos receberão, nos próximos dias, uma carta da Prefeitura, comunicando sobre a necessidade de limpeza do terreno.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) passará a multar em R$ 500,00 aqueles que não regularizarem a situação. A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. 



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade