img



COMUNIDADE

Escola de Florianópolis ganha prêmio nacional

Publicado em 21/11/2012


Escola de Florianópolis ganha prêmio nacional



Garra, dedicação, empenho e qualidade na aprendizagem. Essas foram características que permitiram às educadoras Célia Maria Santos da Silva, autora do trabalho “Metamorfose da Borboleta”, e Fabiana dos Santos Florêncio, coordenadora do projeto “A água e seus caminhos”, a serem finalistas em âmbito nacional do “2º Prêmio Ação Destaque” desse ano. Os dois trabalhos conseguiram a terceira colocação.

 

A premiação ocorreu em Curitiba e foi promovida pelo Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), ligado ao Instituto UniBrasil, entidade que visa promover a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico.

As docentes atuam na Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, do bairro Ponta das Canas, única unidade representante de Florianópolis no evento. Das oito categorias que dividem a premiação, Célia concorreu na primeira modalidade, destinada aos trabalhos desenvolvidos com alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Fabiana destacou-se na segunda categoria, voltada aos projetos realizados com turmas do quarto e quinto ano. 

Ciclo de vida

No projeto “Metamorfose da Borboleta”, que abordava o ciclo de vida completo do inseto, os alunos produziram textos, desenhos, poemas e um painel, além de pesquisa sobre o tema na sala informatizada. O objetivo foi proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem através de pesquisas, ilustrações, leitura de diferentes gêneros textuais e construção de um mural sobre as etapas da metamorfose das borboletas.

Consumo consciente

O trabalho “Água e seus caminhos” tinha como objetivo divulgar a racionalização da água. Os professores solicitaram que aos alunos observassem em suas casas as entradas e saídas de água e trouxessem um desenho para a sala de aula. Após a observação foram trabalhadas as formas que a água chega às casas e para onde ela vai quando é descartada. Para concluir, a equipe visitou a estação de tratamento de esgoto na Lagoa da Conceição. Em seguida, construiram uma maquete ilustrando o processo de tratamento da água utilizando material reciclado. Nela, os estudantes detalharam as etapas de decantação, filtração e armazenamento do líquido.

Ações pedagógicas

O SEFE foi implantado pela Secretaria de Educação na rede municipal em 20 unidades básicas. O sistema consiste em contribuir para as ações pedagógicas na escola, proporcionando instrumentos que contribuam para o processo ensino-aprendizagem dos alunos e disponibilizando suporte pedagógico aos professores.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade