img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Comunidade em luto pela proibição da maricultura em Florianópolis

Publicado em 19/01/2013


Fabricio Umpierres Rodrigues
Comunidade em luto pela proibição da maricultura em Florianópolis

Comunidade do Ribeirão da Ilha de luto pela proibição da maricultura na região.




Segundo apurado pelo jornalista Fabrício Rodrigues, neste sábado (19), a comunidade do Ribeirão da Ilha está de luto pela proibição da maricultura na região. Na Freguesia, muitos moradores colocaram bandeiras e panos pretos em frente às casas em sinal de protesto pela decisão da Justiça Federal.

A Justiça Federal determinou recentemente, em ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a imediata paralisação de todas as atividades relativas aos empreendimentos de maricultura nos municípios de Palhoça, Florianópolis, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos até que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) assuma exclusivamente o licenciamento ambiental dessas atividades.

A decisão foi publicada na noite desta quarta-feira, dia 16, depois que o Procurador do Ministério Público Federal, Eduardo Barragan, solicitou a reconsideração de uma ação indeferida (pedido liminar) em (12 de novembro) 2012, acrescentando informações “acerca de fatos recentemente noticiados na mídia catarinense sobre o acidente de derramamento de óleo no sul da ilha”, conforme relatado pelo Juiz da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, Marcelo Krás Borges, sobre o vazamento de 12 mil litros de óleo de um transformador da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que atingiu uma área 730 hectares de mar, entre a Tapera e o Ribeirão da Ilha.

Além da suspensão das atividades de maricultura e da eficácia dos atos praticados pela União, pela Epagri e pela Fatma, a Justiça Federal determinou que o Ibama assuma a responsabilidade pela instauração, instrução, decisão e conclusão dos procedimentos de licenciamento da maricultura em Palhoça, Florianópolis, São José, Biguaçu e Gov. Celso Ramos, com a imediata exclusão da Fatma.

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca recebeu com surpresa a decisão da Justiça em suspender as atividades de maricultura no Litoral catarinense. Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a decisão da Justiça trará prejuízos imensuráveis para o setor e é considerada precipitada.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade