img

Florianópolis, 29/04/2024




COMUNIDADE

Casa Lar Luz do Caminho cuida de crianças com abstinência de drogas em Florianópolis

Publicado em 09/11/2015


Casa Lar Luz do Caminho cuida de crianças com abstinência de drogas em Florianópolis



A Casa lar Luz do Caminho, localizada nos Ingleses, em Florianópolis, fará um curso para novos cuidadores e voluntários no próximo dia 14 de novembro, sábado, das 09 horas às 17 horas. Neste curso é apresentado a metodologia utilizada na Casa Lar para capacitar os futuros cuidadores de trabalhar com as crianças.

A Casa atende crianças de zero a cinco anos de idade com abstinência de droga. Em quatro anos de fundação, 73 crianças já passaram pelo local. Os bebês vêm de famílias que perderam a guarda de seus filhos pelo uso de drogas ou falta de condições de criar o neném. A Vara da Infância direciona os bebês para o acolhimento da casa lar, onde eles também passam por tratamento para superar a abstinência de drogas. 

A casa surgiu depois que uma menina de nove anos de idade pediu que seu pai pegasse as crianças abandonadas nas ruas e as acolhessem. O pai se sentiu mobilizado e fez um financiamento para adquirir um imóvel, reuniu amigos e fundaram a Casa lar Luz do Caminho. 

Recém Nascidos com abstinências

Choros compulsivos e constantes por até oito hpras diárias. Quem olha os bebês desta forma não faz ideia do que passaram quando ainda estavam na barriga da mãe. Durante a gestação, a mãe usou crack. Os bebês sofrem de abstinência pela falta da droga. Este é o perfil da maioria das crianças que vêm para a Casa Lar Luz do Caminho, nos Ingleses, Norte da Ilha. 

Os recém-nascidos chegam até a Casa através da Vara da Infância. A promotora costuma acompanhar as mães que não fazem o pré-natal, um procedimento padrão, que previne doenças no bebê. A falta do pré-natal é um forte indício de que não está havendo zelo com a gestação e, portanto, é comunicado a Vara da Infância e encaminhado para a Casa Lar.

Projeto Peixinho Feliz

O projeto intitulado peixinho feliz leva as crianças para a natação três vezes por semana. O objetivo é combater os possíveis problemas respiratórios nos pequenos por conta do contato direto com as drogas durante a gestação. 

O projeto Peixinho Feliz procura aproximar as crianças acolhidas pela casa a natação. Fortalece o sistema respiratório, incentiva a confiança, o conhecimento ao seu corpo, o contato social com outras pessoas, estimula a independência e o aproxima de noções de responsabilidade. Além de tudo é uma diversão para os  bebês. Mas para isso, necessita do apoio de voluntários e pessoas que consigam doar uma quantia em dinheiro para ajudar a manter os pequenos na recreação. 

Curso para capacitação de profissionais

A ONG abriu um novo curso para cuidadores e voluntários, neste curso é apresentado a metodologia utilizada na Casa Lar para capacitar os futuros cuidadores de trabalhar com as crianças. 

O curso é gratuito e acontecerá em 14 de novembro, sábado, das 09 horas à 17 horas, é oferecido um almoço no valor de R$ 15 e a inscrição deverá ser efetuada através do e-mail casalarluzdocaminho@gmail.com, para mais informações nos telefones: (48) 3206-9519 / 8447-7176 / 9632-4260.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade