Notícias

GERAL

Campanha Nacional de Vacinação Infantil inicia no sábado em Florianópolis


Publicado em 16/08/2012 às 13:39:55

A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde inicia neste sábado (18) e vai até o dia 24, em todo o país, e incluirá duas novas doses no calendário oficial para crianças menores de cinco anos. O objetivo é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças.




As duas novas doses são a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A primeira, até então, era oferecida em duas vacinas separadas – contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, outras doenças bacterianas e hepatite B. A inativada contra poliomielite não conterá mais o vírus “vivo” e passará a ser aplicada por meio de injeção. Esta será destinada a bebês de dois e quatro meses de idade e as gotinhas serão usadas nos reforços, aos seis e aos 15 meses.

De acordo com Monich Melo Cardoso, gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, “a vacina pentavalente reduz a ida das mães e crianças aos centros de saúde e o número de picadas nas crianças, por incluir imunidade contra várias doenças.” Com relação às vantagens da injeção em relação à gotinha, Monich afirma que reduz o risco de uma possível paralisia infantil causada como consequência da dose oral. Mesmo as crianças que já tiverem se imunizado, mas estiverem dentro da faixa de até cinco anos, devem comparecer aos postos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis e munidos da carteira de vacinação para tomar um reforço.

Locais e datas onde as vacinas estarão disponíveis em Florianópolis A campanha será realizada em todo o país entre os dias 18 e 24 de agosto e pretende alcançar 14,1 milhões de crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias. O dia de maior mobilização, chamado dia “D”, ocorre neste sábado (18), em postos fixos, além de outros volantes, em escolas e parques, e terá o envolvimento de mais de 350 mil profissionais se saúde e 42 mil veículos, no país.

Em Florianópolis, a vacina BCG, especificamente, estará disponível no dia D nos seguintes centros de saúde: CS Abraão, CS Itacorubi, CS João Paulo, CS Campeche, CS Costeira, CS Canasvieiras e CS Centro. A partir do dia 18, 45 salas de vacina em todo o município disponibilizarão as duas novas doses.


Com informações de Alesc



Publicidade


Mais lidas de hoje
Parceiros

Assinada ordem de serviço para início das obras revitalização do Balneário Guararema

Cidades
A empresa vencedora da licitação tem o prazo de cinco meses para finalizar os trabalhos

Atenção para as alterações no trânsito em Florianópolis durante o Carnaval

Comunidade
A Guarda Municipal de Florianópolis vai realizar alterações pontuais no trânsito da Capital entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a fim de organizar o fluxo nas principais vias do centro da cidade e garantir mais segurança ao público durante o Carnaval.

Novo relatório das condições das praias aponta 123 locais próprios para banho

Geral
O relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), mostra que dos 211 pontos analisados, 123 estão próprios para banho.

RPM faz show de clássicos na Grande Florianópolis

Musica
Uma das principais bandas dos anos 1980, o RPM mostra que o rock nacional permanece vivo.

Segunda edição da Festa Errejota promete agitar o carnaval em Florianópolis

Variedades
A folia do feriado ficará completa quando o clima quente do Rio de Janeiro invadir a capital catarinense

PF inclui Lula e ex-ministros em investigação de suposta compra de MPs

Brasil
Além do ex-presidente, a PF também está investigando os ex-ministros Nelson Machado (Planejamento e Previdência), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Erenice Guerra (Casa Civil) e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique Oliveira.






1998-2015 (c) Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil