img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Campanha Nacional de Vacinação Infantil inicia no sábado em Florianópolis

Publicado em 16/08/2012





A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde inicia neste sábado (18) e vai até o dia 24, em todo o país, e incluirá duas novas doses no calendário oficial para crianças menores de cinco anos. O objetivo é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças.

As duas novas doses são a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A primeira, até então, era oferecida em duas vacinas separadas – contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, outras doenças bacterianas e hepatite B. A inativada contra poliomielite não conterá mais o vírus “vivo” e passará a ser aplicada por meio de injeção. Esta será destinada a bebês de dois e quatro meses de idade e as gotinhas serão usadas nos reforços, aos seis e aos 15 meses.

De acordo com Monich Melo Cardoso, gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, “a vacina pentavalente reduz a ida das mães e crianças aos centros de saúde e o número de picadas nas crianças, por incluir imunidade contra várias doenças.” Com relação às vantagens da injeção em relação à gotinha, Monich afirma que reduz o risco de uma possível paralisia infantil causada como consequência da dose oral. Mesmo as crianças que já tiverem se imunizado, mas estiverem dentro da faixa de até cinco anos, devem comparecer aos postos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis e munidos da carteira de vacinação para tomar um reforço.

Locais e datas onde as vacinas estarão disponíveis em Florianópolis A campanha será realizada em todo o país entre os dias 18 e 24 de agosto e pretende alcançar 14,1 milhões de crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias. O dia de maior mobilização, chamado dia “D”, ocorre neste sábado (18), em postos fixos, além de outros volantes, em escolas e parques, e terá o envolvimento de mais de 350 mil profissionais se saúde e 42 mil veículos, no país.

Em Florianópolis, a vacina BCG, especificamente, estará disponível no dia D nos seguintes centros de saúde: CS Abraão, CS Itacorubi, CS João Paulo, CS Campeche, CS Costeira, CS Canasvieiras e CS Centro. A partir do dia 18, 45 salas de vacina em todo o município disponibilizarão as duas novas doses.



Com informações de Alesc








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade