img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Boi de mam?o vai ?s ruas para comemorar Dia do Folclore

Publicado em 22/08/2011





Folguedo tradicional de Florianópolis, o boi de mam?o ganha as ruas nesta segunda-feira (22/08), para homenagear a cultura popular no Dia Internacional do Folclore. A apresentaç?o pública acontece das 12h ?s 13h, nas imediaç?es do Terminal Integrado do Centro (TICEN), numa promoç?o da Fundaç?o Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

O Dia Internacional do Folclore é comemorado em 22 de agosto por quase todos os povos do mundo. A palavra foi criada pelo antiquário e pesquisador inglês William John Thoms (1803-1885) que neste dia, em 1846, publicou um artigo com o título Folk-lore. Resultado da união das palavras folk (que significa povo, nação) e lore (tradução para conhecimento, saber), o neologismo define a “sabedoria popular” expressada por meio de lendas, artesanato, tradições e costumes de diferentes povos do mundo.

No Brasil, com a mudança ortográfica que suprimiu a letra k do alfabeto, a palavra de origem inglesa perdeu também o hífen, passando a ser escrita como “folclore”. O termo é usado para identificar as raízes culturais de um povo, passadas de forma natural, de geração a geração, sobrevivendo ao tempo – sob forma de escritos, imagens, manifestações, e até pela oralidade. O folclore é considerado um bem protegido em muitos países, compondo um importante patrimônio material e imaterial a ser preservado, divulgado e fomentado.

Para difundir as manifestações populares de expressividade nacional e mostrar a diversidade cultural de etnias formadoras do povo brasileiro, a Fundação Franklin Cascaes criou o Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons, que realiza sua 11ª edição no período de 24 a 27 de agosto, no Largo da Alfândega. O evento vai reunir de música, dança, folclore, gastronomia, artesanato, palestras e oficinas culturais, com participação de 22 grupos dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas, além de um grupo da cidade de Porto, em Portugal.  

 

 Serviço:

 

O Quê: Apresentação de Boi de mamão no Centro

             (Homenagem ao Dia Internacional do Folclore)

       

Quando: segunda-feira (22/08) – das 12h às 13h

 

Local: Imediações do TICEN (Centro)

 

Quanto: gratuito

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...