img

Florianópolis, 26/04/2024




TECNOLOGIA

Desenvolvedora especialista em protocolos para Redes Livres estará no fisl12

Publicado em 16/05/2011





A criadora da nova geraç?o de protocolos para redes livres, B.A.T.M.A.N (Better Aproach To Mobile Ad-hoc Networks), Corinna "Elektra" Aichele, vem pela primeira vez ao Brasil para participar do 3? Encontro Latino-Americano de Redes Livres, que acontece juntamente com o fisl12. Elektra participou da construç?o de redes livres e ministrou aulas sobre o tema em Bangladesh, Índia e África. É autora do livro "Mesh: Drahtlose Ad-hoc-Netz" e co-autora do livro livre, "Wireless Networking in the Developing World", referencia mundial na área de redes livres com milh?es de downloads.

 

O 3º Encontro Latino-americano de Redes Livres será realizado durante os dias 1 e 2 de julho, junto a programação do fisl12 e reunirá representantes de Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Brasil e outros países. O objetivo do encontro é difundir o conceito de redes livres, trocar experiência entres os grupos e atrair novos usuários. O encontro terá um dia de palestras e outro de oficina com antenas e uma batalha mesh (wireless mesh battle). O evento também tem o propósito de reunir assinaturas para o manifesto das redes livres da América Latina, redigido no encontro anterior.

Quem pode participar?

Entre os grupos de redes livres estão administradores de sistemas, representantes de comunidades, engenheiros de telecomunicação, programadores, empresários, advogados e muitas outras pessoas interessadas em ajudar a construir redes livres em suas comunidades. Todos os inscritos no fisl12 podem participar do encontro.

Sobre as Redes Livres

As Redes Livres funcionam geralmente baseadas em princípios das comunidades colaborativas, trabalhando com o objetivo de ter uma rede de dados construída e administrada por seus próprios usuários e aberta à comunidade. Cada rede tem suas particularidades técnicas e de gestão, de acordo com os objetivos de cada grupo. Em alguns casos, somente prestam serviços locais e trocam dados entre os nós conectados, enquanto que em outros casos, somam a esta tarefa a extensão do acesso a Internet para colocar ao alcance dos cidadãos de maneira livre e gratuita.

De todas as formas, a rede é de área metropolitana e se limita à cidade onde funciona, oferecendo uma via de comunicação alternativa, gratuita e autogestionada, que pretende democratizar o acesso à informação e promover o uso de tecnologias e softwares livres.

Sobre o fisl

O fisl é o mais antigo e um dos maiores eventos de tecnologia do país e o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina. A 12ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl) será realizada no Centro de Eventos da PUCRS, de 29 de junho à 2 de julho, e terá atividades voltadas às mais diversificadas áreas.

Informações:

www.fisl.org.br









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade