img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Dia 27 de abril será o Dia Internacional da Conscientizaç?o sobre o Ruído

Publicado em 25/04/2011





No próximo dia 27 de abril será celebrado o Dia Internacional da Conscientizaç?o sobre o Ruído. Entre 14h25 e 14h26 será dedicado 60 segundos de sil?ncio para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas. O lema deste ano é ?n?o deixa o ruído invadir a nossa cidade?.

Estudos indicam que o ruído está entre os principais agentes causadores de estresse, insônia, depressão e até perda auditiva que levam a mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. Em todo o mundo serão realizadas ações de orientação, informação e conscientização sobre o ruído e a poluição sonora que não enxergamos, mas sentimos no cotidiano.
 
 A campanha surgiu há 15 anos nos Estados Unidos e ficou conhecida como Internacional Noise e Awareness Day (Inad). No Brasil conta com o apoio da Academia Brasileira de Audiologia, Universidade Federal de Santa Maria, Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria e da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).
 
 Para o doutor em Acústica e Vibrações, membro da Sobrac e diretor da Anima Acústica em Florianópolis (SC), Vitor Litwinczik, muito se fala dos problemas causados pelo excesso de ruído a que estamos sujeitos em nosso dia-a-dia. Ele lembra que o ruído é causador de diversos males a saúde além de afetar substancialmente a tão almejada qualidade de vida. 
“Hoje não basta termos um belo apartamento com vista para o mar num condomínio repleto de equipamentos coletivos. A qualidade de vida passa por uma moradia que possui ambientes acusticamente adequados aos diversos usos que fazemos dela, proporcionado uma privacidade adequada e mantendo o silêncio apropriado para um sono reparador”, salienta Vitor.
 
Na opinião do diretor, como em outros tipos de manifestações, esses sessenta segundos de silêncio são importantes para refletirmos sobre o quanto sofremos com o excesso de ruído e o quanto de ruído produzimos. “O silêncio, ou um menor nível de ruído, é importante não apenas para nossa saúde, mas também para o bom convívio com os vizinhos e com a sociedade”, complementa.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade