img

Florianópolis, 26/04/2024




BRASIL

Mineiros soterrados no Chile podem ser resgatados no fim de semana

Publicado em 05/10/2010


Reuters
Mineiros soterrados no Chile podem ser resgatados no fim de semana



Os engenheiros respons?veis pela opera??o de resgate dos 33 trabalhadores, soterrados na Mina de San Jos?, no Norte do Chile, informaram hoje (5) que eles podem ser resgatados neste fim de semana. O presidente da mineradora chilena Geotec, Pedro Buttazzoni, disse que falta escavar apenas 160 metros para chegar at? o local onde est?o abrigados os trabalhadores, depois que as m?quinas conseguiram perfurar 464 metros de pedras.

Segundo Buttazzoni, sua equipe deve conseguir terminar o trabalho em tr?s ou quatro dias. Ele disse ainda que est? em discuss?o se ? realmente necess?rio forrar o t?nel de resgate com um inv?lucro de metal como foi planejado, um processo que poderia levar v?rios dias. Se for decidido que o forro n?o ? necess?rio, segundo ele, ? "perfeitamente poss?vel" que os mineiros sejam trazidos ? superf?cie at? o fim de semana. Os parentes dos mineiros preparam uma festa para comemorar o resgate.

Recentemente, outros funcion?rios da mina fizeram um protesto dizendo que n?o haviam sido pagos desde o acidente. Cantando "n?o somos apenas 33", cerca de 200 trabalhadores fizeram uma passeata cobrando o dinheiro da empresa, que tem d?vidas e est? enfrentando a??es na Justi?a movidas pelas fam?lias dos mineiros soterrados.

Ontem (4) o presidente chileno, Sebasti?n Pi?era, disse que as equipes devem resgatar os mineiros at? o dia 15, quando pretende fazer uma s?rie de viagens ? Europa."Eu espero que consigamos resgat?-los antes de eu ir para a Europa, eu quero dividir esse momento com os mineiros", disse Pi?era. O cronograma de resgate foi reduzido depois que as tr?s furadeiras utilizadas no local come?aram a progredir rapidamente.

Assim que o t?nel de resgate estiver pronto, uma c?psula de a?o, projetada pela Marinha chilena e constru?da especificamente para esse prop?sito, ser? usada para retirar os trabalhadores da mina. O plano ? que oficiais da Marinha des?am para avaliar a situa??o e ajudar os mineiros a utilizar a c?psula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.As informa??es s?o da ag?ncia BBC Brasil.


Com informações de Agencia Brasil








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade