img



COMUNIDADE

Floripa Tap leva artistas internacionais e aulas gratuitas para quase 700 crianças e jovens

Publicado em 23/05/2024


Cristiano Primm
Floripa Tap leva artistas internacionais e aulas gratuitas para quase 700 crianças e jovens

Sapateadores do Brasil e exterior ministram aula na Casa São José




Alunos de duas instituições aprenderão a dançar com os sapateadores Maud Arnold, Star Dixon e Josette Wiggan, dos Estados Unidos, e Daniel Borak, da Suíça e mais de 300 estudantes do Brasil têm bolsa para as oficinas

Cerca de 700 crianças e adolescentes de duas instituições da Capital terão aulas gratuitas de sapateado e outras modalidades com a participação de quatro sapateadores internacionais convidados para o 13ª Floripa Tap. As sapateadoras dos Estados Unidos Maud Arnold, Star Dixon e Josette Wiggan, e o sapateador suíço Daniel Borak, integram o grupo que irá dar aulas gratuitas no Centro de Educação Popular (Cedep), na comunidade de Monte Cristo, que integra a Rede Instituto Vilson Groh (Rede IVG), e na Associação Casa São José, no bairro Serrinha.

As atividades, conduzidas pela diretora do festival internacional, Marina Coura, serão nos dias 27 e 28 de maio, segunda e terça-feira, às 10h e às 13h. A iniciativa já faz parte do calendário do Floripa Tap, que realiza uma programação social em todas as edições desde 2015, buscando divulgar a arte e despertar o interesse de crianças e adolescentes.

O grupo contará ainda com a participação da baiana Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap, Bruno Maria (Rio de Janeiro) que começou a dançar sapateado em um projeto social e hoje é destaque no cenário nacional do tap, Yasmin Bogo, professora da Garagem da Dança, escola realizadora do festival, atriz, sapateadora e coreógrafa, e Rebeca Pereira, sapateadora fluminense idealizadora do grupo de tap dance Based in BXD (que irá se apresentar no palco aberto do festival na Avenida Beira-mar Norte).

Além disso, a Casa São José é beneficiada com aulas gratuitas de dança para crianças o ano todo, uma ação também do Floripa Tap. Como o festival foi contemplado com projeto de subsídios da Funarte, o número de estudantes atendidos com aulas regulares na instituição subiu de 30 para 80.

O festival também possui alunos e alunas bolsistas para as aulas das oficinas, que vêm de vários lugares do Brasil, com prioridade para pessoas negras, ainda como resultado do projeto com a Funarte. São mais de 300 estudantes contemplados. ““Abrimos esta possibilidade na linha de reparação histórica. Nosso viés na luta antirracista é de oportunizar, para que as pessoas negras possam ter mais acesso e maiores possibilidades de aperfeiçoamento e profissionalização. Buscamos a real inclusão, não a integração: enquanto integrar é colocar todos no mesmo lugar, incluir é ter o conhecimento e letramento das diferenças e com elas construir um lugar novo”, destaca Marina Coura.

De 29 de maio a 2 de junho o Floripa Tap oferece ainda oito espetáculos gratuitos ao público na Beira-mar Norte, Teatro do CIC, e casa Bugio Trindade, além de mais de 60 oficinas de dança (parte delas com inscrições gratuitas) na Garagem da Dança e no Centro Cultural Veras. O principal espetáculo do festival é a Noite de Gala, no CIC, no dia 1° de junho, com ingressos na Blueticket. Programação completa e inscrições no site floripatap.com.br.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL DO FLORIPA TAP

27 de maio, segunda-feira
> 10h às 15h – aulas gratuitas para alunos do CEDEP (aulas iniciam às 10h e às 13h)
Professores: Maud Arnold (EUA), Josette Wiggan (EUA), Marina Coura (Florianópolis), Ana Gori (Salvador/BA), Bruno Maria (RJ), Yasmin Bogo (Florianópolis) e Rebeca Pereira (RJ)
Endereço: Rua Frei Fabiano de Cristo, s/n°, bairro Monte Cristo, Florianópolis

28 de maio, terça-feira
> 10h às 15h – aulas gratuitas para alunos da Casa São José (aulas iniciam às 10h e às 13h)
Professores: Maud Arnold (EUA), Josette Wiggan (EUA). Star Dixon (EUA), Daniel Borak (Suíça), Marina Coura (Florianópolis), Ana Gori (Salvador/BA), Bruno Maria (RJ), Yasmin Bogo (Florianópolis) e Rebeca Pereira (RJ)
Endereço: Rua Marcus Aurélio Homem, n° 366, bairro Serrinha, Florianópolis


Cristiano Primm
Floripa Tap leva artistas internacionais e aulas gratuitas para quase 700 crianças e jovens

Yasmin Bogo e Maud Arnold dão aulas


Cristiano Primm
Floripa Tap leva artistas internacionais e aulas gratuitas para quase 700 crianças e jovens

Artistas nacionais e internacionais









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade