img



GERAL

Professores da UFSC decidem entrar em greve a partir do dia 7 de maio

Publicado em 03/05/2024


Ana Laura Baldo/Apufsc
Professores da UFSC decidem entrar em greve a partir do dia 7 de maio



Professores e professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), filiados à Apufsc-Sindical, decidiram pela adesão à greve a partir de 7 de maio.

A votação eletrônica foi realizada online entre as 16h de terça-feira, dia 30, e as 16h desta sexta, dia 3. No total, 1.250 pessoas votaram, sendo 637 a favor da paralisação, 596 contra e 17 em branco.

A pergunta apresentada na cédula, aprovada na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na manhã de 30 de abril, era: “Você é favorável à adesão dos professores e professoras da UFSC à greve nacional docente a partir do dia 7 de maio de 2024?”. 

Com a decisão, seguindo o que está previsto na Lei de Greve, a Diretoria da Apufsc tem 72 horas para enviar ofício à Reitoria da universidade comunicando a data de início da paralisação. As ações de mobilização serão anunciadas em breve no site da Apufsc.

Segunda votação em um mês

Esta é a segunda vez que o assunto é discutido em menos de um mês na UFSC. Em votação realizada entre os dias 3 e 6 de abril, 1.118 pessoas votaram, sendo 582 (52%) contra a paralisação, 512 (45,8%) a favor e 24 em branco.

A greve voltou à pauta depois que um requerimento foi apresentado à Diretoria do sindicato, assinado por 5% das pessoas filiadas, como prevê o estatuto. Assim, nova AGE específica para tratar sobre a greve foi convocada para o dia 30 de abril, dando início à nova votação. Professores e professoras se mostraram frustrados com as últimas reuniões das mesas de negociação. Apesar de melhorar a proposta de reajuste salarial para 2025, que passou de 4,5% para 9%, o Ministério da Gestão manteve o reajuste zero em 2024.

Em todo o país, até esta sexta-feira, 40 entidades que representam docentes das universidades federais aprovaram greve. Outras 13 rejeitaram. Destas, oito agendaram novas assembleias gerais após a última rodada da mesa de negociação.

Posicionamento da Diretoria

“Primeiramente, a Diretoria da Apufsc registra a grande participação da categoria docente nesta votação. No total, quase 45% dos filiados e filiadas votaram, o que demonstra o engajamento com um tema tão importante. Em segundo lugar, é preciso afirmar que a Diretoria da Apufsc respeita e é porta-voz dos professores e professoras da UFSC, que decidiram, com uma pequena margem de diferença, iniciar greve a partir do dia 7 de maio. Esta greve tem como reivindicação principal o reajuste salarial em 2024 e melhorias na carreira docente, mas não se restringe a isso. Nossa categoria luta, também, pela recomposição do orçamento das universidades, que prestam um serviço fundamental para toda a sociedade. Acima de tudo, nossa batalha é em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, por isso a necessidade de valorização dos professores e professoras, que diariamente se dedicam à pesquisa, ensino e extensão, e não raras vezes tiram recursos do próprio bolso para que estudantes tenham as melhores condições de ensino. Convocamos toda a comunidade a se unir a nós nesta luta, que é de interesse de todas e todos. E estamos confiantes de que o governo atenderá aos anseios da nossa e de outras categorias que, em greve, reivindicam melhores condições de trabalho na educação.”


Ana Laura Baldo/Apufsc
Professores da UFSC decidem entrar em greve a partir do dia 7 de maio










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade