img

Florianópolis, 30/04/2024




VARIEDADES

O mercado encantador das bonecas de pano

Publicado em 17/04/2024


Atelier Coração de Pano
O mercado encantador das bonecas de pano

Artesã Day Carlson é um dos nomes mais aguardados na programação do Floripa Quilt 2024




Referência Brasil afora, artesã Day Carlson é um dos nomes mais aguardados na programação do Floripa Quilt - Festival de Patchwork e Arte Têxtil, que ocorre de 01 a 04 de maio, no SESC Cacupé

O universo das bonecas ganha espaço significativo na 11ª edição do Floripa Quilt - Festival de Patchwork e Arte Têxtil, em cartaz no SESC Cacupé, de 01 a 04 de maio. São várias as atividades, cursos, expositores, mostras e rodas de conversas oferecidos nos quatro dias de eventos. Uma programação democrática para quem é do quilt, patchwork, bordado livre e para os admiradores das artes tecidas pelas mãos. 

Entre os nomes confirmados para desembarcar em Florianópolis, o da artesã Day Carlson é aguardado com grande expectativa e não por acaso. A bonequeira que encontrou no artesanato um novo caminho profissional, após trabalhar 8 anos no mercado financeiro, é referência no que faz tanto no Brasil quanto fora, com clientes no Japão, EUA, Itália, França, Portugal e outras partes do mundo.

À frente do Ateliê Coração de Pano, fundado há 13 anos em Itupeva (SP), Day traz um pouco do seu ateliê para o evento como expositora e também vem para ensinar o passo a passo da montagem da boneca Raquel, curso que ministra no dia 02 de maio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no https://floripaquilt.com.br

"Preparei uma boneca muito linda para o curso no Floripa Quilt: a Raquel. Ela tem uma história e, durante a aula, nós vamos falar sobre o porquê do nome ser Raquel. Ela tem uma ovelhinha que a acompanha, é muito delicada", conta. Apaixonada por fazer bonecas, Day sempre associa sua criação a uma história. Segunda ela, é preciso entender o sentido de uma boneca de pano na vida de uma criança e qual a possibilidade que cada bonequeira tem em mãos para produzir algo significativo com o seu trabalho. 

"A boneca de pano é algo lúdico, é macia, fofinha de tocar. Podemos fazer de várias formas, eu posso trabalhar com as roupinhas, por exemplo, para trabalhar o autocuidado, ou o humor da criança. Eu não posso ser apenas uma pessoa que faz boneca, eu preciso contar uma história e assim vou construindo as bonecas a partir dessas histórias. Ou mesmo, fazer bonecas para cenários de festas, para alugar. A pessoa precisa ter um propósito para fazer, para vender, para se posicionar. Isso faz toda a diferença", pontua. 

É assim que ensina suas alunas - a maioria entre 35 a 65 anos - no seu ateliê. Cada boneca feita desperta um sentimento de realização, superação e alegria na artesã. E é o que muitas mulheres buscam no seu ateliê por se sentirem sobrecarregadas, atravessando um momento doloroso ou mesmo como forma de complementar a renda e conquistar a independência financeira. 

Encontro de Bonequeiras

Uma novidade desta edição do Floripa Quilt - Festival de Patchwork e Arte têxtil é o primeiro Encontro de Bonecas, que será realizado no dia 02 de maio, das 13h às 18h. A proposta, segundo a idealizadora do evento Janaina Machado, é compartilhar saberes e criações entre bonequeiras. Para participar é necessário fazer a inscrição no site  https://floripaquilt.com.br 


SERVIÇO

11ªedição do Floripa Quilt - Festival de Patchwork e Arte Têxtil

Quando: de 01 a 04 de maio

Onde: SESC Cacupé

Informações: https://floripaquilt.com.br

Visitação na feira é gratuita ao público


Atelier Coração de Pano
O mercado encantador das bonecas de pano










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade