img

Florianópolis, 27/04/2024




COMUNIDADE

Mulheres são mais suscetíveis a desenvolver diabetes

Publicado em 28/03/2024


Divulgação
Mulheres são mais suscetíveis a desenvolver diabetes



Endocrinologista do Instituto de Educação Médica (Idomed), Alexandre Silva, explica sobre a doença

De acordo com a Federação Internacional de **Diabetes** (IDF), existem hoje no Brasil mais de 15 milhões de pessoas vivendo com **diabetes**. A previsão é de que até o ano de 2030, esse número suba para mais de 19 milhões. Outra estatística alarmante é que a **doença** é muito mais prevalente na população feminina, chegando a atingir 57% das mulheres.

O endocrinologista e docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), Alexandre Silva, explica que nos últimos 15 anos, foi registrado um aumento de 54% nos diagnósticos de **diabetes** em mulheres. “Contribui para isso o fato **de que** as mulheres buscam mais os serviços de saúde, o que aumenta a chance de diagnóstico precoce. Além disso, existe o fato **de que** as mulheres podem desenvolver **diabetes** durante a gestação, o que aumenta o risco de **diabetes** permanente na vida adulta”.

O **diabetes** é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, o que provoca aumento da taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. Ele pode ser provocado por diversos fatores como idade, excesso de peso, sedentarismo, hipertensão arterial, histórico familiar e alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sanguíneos.

**Na gestação:**

Na gestação, a **diabetes** afeta aproximadamente 15% das gestantes em todo o mundo, sendo uma das complicações médicas mais comuns da gravidez segundo o IDF. “Isso ocorre porque a gestante deve prover nutrientes e elementos indispensáveis ao feto, como a glicose. Assim, ocorrem alterações no corpo que podem resultar em hipoglicemia de jejum, catabolismo (quebra) exagerada de moléculas de lipídios e aumento progressivo de resistência insulínica, esta última devido principalmente à ação de hormônios contrainsulínicos, como o lactogênio placentário e estrogênio, mais elevados na gestante e que reduzem o efeito da insulina, estimulando uma maior produção **desta**”, explica o docente do **IDOMED**.

As mulheres com **diabetes** que planejam engravidar devem reforçar seu tratamento como parte do planejamento pré-concepcional. “Elas devem controlar seus níveis glicêmicos, o que inclui tomada correta dos medicamentos, atividades físicas regulares, dieta saudável com baixa ingestão de carboidratos e consultas médicas regulares. Isso diminuirá o risco de complicações tanto para o feto quanto para a gestante”, explica Dr. Alexandre Silva, acrescentando que o problema pode acabar logo após o parto, mas é importante que as mulheres façam um novo teste de sobrecarga de glicose após seis semanas do parto.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade