img

Florianópolis, 27/04/2024




ECONOMIA

Terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis é o que mais movimenta cargas em Santa Catarina

Publicado em 25/03/2024


Divulgação
Terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis é o que mais movimenta cargas em Santa Catarina

Terminal de Cargas do Floripa Airport




Em fevereiro passaram pelo Floripa Airport Cargo 390 toneladas de produtos em 16 voos, números inéditos na história do terminal

O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Florianópolis registrou no início de 2024 os melhores números de sua história e se consolidou como o maior de Santa Catarina. Com 4 rotas cargueiras internacionais operando regularmente entre Miami e Florianópolis, o Floripa Airport Cargo movimentou nos dois primeiros meses do ano 720 toneladas, 89 % a mais do que no mesmo período do ano passado.

No mês de fevereiro foram registrados dois recordes desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a operação do terminal, há pouco mais de quatro anos: o movimento de mercadorias, que chegou a 390 toneladas; e a quantidade de voos cargueiros, foram dezesseis - 11 da Latam Cargo e 5 voos da Avianca Cargo. Essa evolução colocou pela primeira vez o TECA de Florianópolis no topo do ranking de movimentação de cargas áreas internacionais em Santa Catarina. O levantamento leva em conta dados extraídos do portal Siscomex, do Governo Federal, que reúne informações de exportações e importações de todo o país. Já em 2023, os números apontaram um crescimento do terminal de 23% em relação a 2022, o melhor desempenho do mercado brasileiro, que registrou queda de 22%.

Para atender à crescente demanda o terminal de cargas está sendo ampliado com a construção de duas novas áreas no local, uma de 1.800m 3 onde serão instaladas novas câmaras frias para armazenamento de produtos que necessitam de temperatura controlada, como insumos farmacêuticos e hospitalares; e a outra área de 1.000 m2 para cargas diversas. O investimento de cerca de R$ 7 milhões, feito pela Zurich Airport Brasil, vai triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense e transformá-lo também em um polo exportador.

Atualmente os cargueiros que operam no Floripa Airport Cargo podem movimentar quase 10 mil toneladas por ano na rota dos Estados Unidos e em abril vai aumentar sua conectividade com a estreia da inédita rota ligando Europa e Florianópolis. O voo será operado pela Latam Cargo e terá frequência de duas vezes por semana e terá capacidade de atender até 5.400 toneladas por ano.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade