img



SAUDE

Março Azul Marinho: Câncer de intestino tem 90% de chance de cura se descoberto cedo

Publicado em 21/03/2024


Março Azul Marinho: Câncer de intestino tem 90% de chance de cura se descoberto cedo


Dia 27 de março é dedicado ao Dia Nacional de Conscientização para o Câncer de Intestino, alerta que se estende durante todo o Março Azul. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) , o que reforça a necessidade de esclarecimentos sobre o assunto.

“O câncer de intestino é uma condição silenciosa que geralmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Isso significa que muitas pessoas podem estar vivendo com a doença sem sequer saber. No entanto, à medida que progride, pode causar sintomas como sangramento retal, mudanças no hábito intestinal, dor abdominal e perda de peso sem explicação”, explica o cirurgião oncológico e do aparelho digestivo de Florianópolis Danton Corrêa.

O médico destaca que quando detectado precocemente, o câncer de cólon tem uma taxa de cura de até 90%. E neste caso a colonoscopia é fundamental. O procedimento é um dos métodos mais eficazes para o rastreamento e detecção precoce do câncer de cólon. “Durante a colonoscopia, podemos localizar pólipos, que são pequenas lesões benignas que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.  Ao fazer a remoção, é eliminado o desenvolvimento destes em câncer”, afirma.

É importante que o exame seja realizado a partir dos 45 anos. Em caso de histórico na família, 10 anos antes da idade que o parente apresentou.

Além da colonoscopia, hábitos de vida saudáveis com dieta equilibrada e prática de atividade física são fatores preventivos.

Tratamento

Segundo Danton Corrêa, a medicina evoluiu muito e os resultados dos tratamentos têm sido bastante eficazes, especialmente quando o diagnóstico é na fase inicial. Quando bem inicial, a própria remoção por colonoscopia já pode ser suficiente.  A cirurgia é o principal tratamento utilizado para lesões um pouco mais avançadas, podendo ser associada com a quimioterapia e radioterapia.

“O tipo de cirurgia depende da localização do tumor, tamanho, estágio da doença, entre outros fatores. Cada caso sempre será único e o tratamento deve ser discutido entre médico e paciente. Vale ressaltar que por mais que o tratamento tenha cada vez mais índices de sucesso, a prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes. Procure seu médico e faça sua colonoscopia para ter segurança que sua saúde está em dia", finaliza Danton.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade