img

Florianópolis, 27/04/2024




ESPORTES

Laura Raupp e Matheus Navarro vencem o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres

Publicado em 19/03/2024


@WSL / Daniel Smorigo
Laura Raupp e Matheus Navarro vencem o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres

Tainá Hinckel iniciou a temporada em segundo lugar em Torres



 Os catarinenses Matheus Navarro e Laura Raupp venceram a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 no domingo na Praia dos Molhes, em Torres, Rio Grande do Sul. As finais foram contra a também catarinense Tainá Hinckel e o potiguar Mateus Sena. As vitórias valeram a liderança nos primeiros rankings da temporada 2024/2025 da WSL South America, que decide os títulos sul-americanos e classifica 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series, divisão de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe é o Saquarema Surf Festival, nos dias 15 a 21 de abril no Maracanã do surfe brasileiro. 

Esta foi a segunda final consecutiva da surfista olímpica, Tainá Hinckel, com Laura Raupp e a terceira entre elas em etapas do QS. As outras duas foram no Layback Pro, com Laura vencendo a primeira na Prainha do Rio de Janeiro em 2023 e Tainá ganhando a segunda, domingo passado na Praia Mole de Florianópolis. Essa vitória da Tainá, coroou a conquista do título sul-americano da temporada 2023/2024 encerrada em Santa Catarina. E a Laura já havia festejado a classificação para o Challenger Series nas semifinais. No tira-teima agora em Torres, Laura Raupp passou a frente no confronto em finais de QS.  

“Eu e a Tainá estamos sempre se pegando nas baterias, uma hora dá ela, outra hora sou eu e estou superfeliz de estar podendo dividir o pódio com ela, que se classificou para as Olimpíadas e é uma das melhores do Brasil. A gente vai estar juntas no Challenger Series, então vai ter muito mais por vir”, disse Laura Raupp. “Nossa, estou muito feliz em abrir a temporada na primeira colocação, em um QS do Circuito Banco do Brasil aqui em Torres, que é um lugar superespecial pra mim. Minha família está quase toda presente, então está todo mundo feliz por mim e embora com tudo para esse ano, que está só começando”. 

Laura Raupp atingiu seis vitórias em etapas do QS na sua carreira. A primeira ganhou com apenas 15 anos de idade, em 2021 em casa, na Praia Mole de Florianópolis. Já o catarinense da Praia Brava de Itajaí, Matheus Navarro, conseguiu seu terceiro título. Foi o primeiro no Circuito Banco do Brasil de Surfe, na decisão inédita com o potiguar Mateus Sena, que pela primeira vez chegou numa final de QS. A do catarinense foi a quinta e as outras duas vitórias aconteceram em 2019, na Flórida e na Argentina.

“Essa foi minha quinta final, a terceira vitória e a última tinha sido em 2019, então mostra como a vida de surfista competidor é muito louca. A gente trabalha tanto pra demorar 5 anos pra fazer uma final. Mas Graças a Deus, deu tudo certo e estou muito feliz de ter vencido aqui em Torres”, disse Matheus Navarro, no pódio do Circuito Banco do Brasil de Surfe na Praia dos Molhes. “Eu já vinha falando desde a primeira entrevista, que este campeonato poderia ser um divisor de águas na minha carreira. Eu estava realmente pensando em parar de competir no QS, mas agora não tem como não ir pra Saquarema no próximo mês”.

Apesar de sempre querer a vitória, Tainá Hinckel e Mateus Sena também ficaram satisfeitos com o vice-campeonato na etapa que abriu o Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 e a temporada 2024/25 da WSL South America em Torres. A cidade gaúcha não sediava uma etapa do QS desde 2004 e um bom público compareceu na Praia dos Molhes, que apresentou boas ondas nos quatro dias da competição. Nos primeiros dias, o show foi mais próximo dos Molhes do Rio Mampituba, mas no domingo a ondulação mudou e os duelos decisivos rolaram mais no meio da praia, em frente a arena do evento.

Tainá Hinckel vive uma grande fase na sua carreira. Ela detém todos os recordes femininos da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe desde 2022. No ano passado, venceu o ranking das 5 etapas e liderou a temporada 2023/2024 da WSL South America desde o início, com a vitória no Saquarema Surf Festival.  Esse ano, se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 duas semanas atrás em Porto Rico e coroou a conquista do título sul-americano da World Surf League com vitória na última etapa, derrotando Laura Raupp na final do domingo passado em Florianópolis. Agora, foi a Laura que venceu a terceira decisão entre elas em etapas do QS.

“A gente é da nova geração, então tem acontecido finais seguidas entre nós. A semana passada foi uma delas e é bem legal poder estar vendo as meninas vindo com tudo, elevando o nível cada vez mais. Isso é muito irado”, disse Tainá Hinckel.  “Estou bem feliz com minha performance e pena que na final não veio bastante ondas. Eu fiquei um bom tempo jogando ali com a prioridade (de escolher a próxima onda) e não tinha muita opção. Só fiquei esperando da forma que dava, mas acontece, fiquei em segundo lugar e estou feliz com minha performance, então vamos pra próxima”.

PRIMEIRO PÓDIO - Mateus Sena subiu no pódio de uma etapa do QS pela primeira vez no Circuito Banco do Brasil de Surfe. As condições do mar na Praia dos Molhes, ficaram parecidas com as de Ponta Negra, em Natal, onde Mateus surgiu junto com o Samuel Joca, o mais jovem entre os 8 classificados para o domingo. Mateus Sena usou os aéreos para ganhar o duelo potiguar e a nota 8,50 contra Leo Casal nas semifinais. Na final, não entraram muitas ondas boas para voar e Matheus Navarro venceu nas duas únicas que surfou.

“Eu comecei o ano perdendo de cara, na primeira fase lá em Floripa e eu tava disputando o acesso pro Challenger Series. Pra gente que corre o QS, é o maior objetivo, então comecei o ano com um baque gigante e uma semana depois já tinha outro evento”, contou Mateus Sena, no seu primeiro pódio no Circuito Banco do Brasil de Surfe. “A gente não tem tempo nem de chorar, já começa outro evento e foi com emoção nas primeiras baterias. Só quem está perto de mim, sabe o quanto eu precisava disso aqui, de subir nesse pódio pela primeira vez no QS. Torres é um lugar animal, adorei conhecer, quero muito voltar aqui, fui superbem recebido pela galera local e o pico de vocês é irado!”.

DECISÃO FEMININA - A primeira decisão da terceira edição do Circuito Banco do Brasil de Surfe a entrar no mar no domingo de bom público na Praia dos Molhes, foi entre Tainá Hinckel e Laura Raupp. Era a terceira vez que elas se enfrentavam em finais do QS e o placar estava empatado em 1 a 1.  A igualdade também marcou o início da decisão em Torres, com Tainá e a Laura começando com nota 4,17 na primeira onda. Laura pega outra esquerda que forma a junção para mandar um batidão de backside, que valeu 6,33. Tainá responde com 5,50 com dois ataques de frontside numa direita.

As condições do mar já haviam mudado com a força do vento na Praia dos Molhes, entrando poucas ondas boas durante a final. Laura achou outra esquerda de uma manobra só e soma 6,03, abrindo 6,86 de vantagem sobre a Tainá. Só que não entrou mais nada de ondas com potencial para conseguir essa pontuação e Laura Raupp igualou as duas vitórias da Tainá Hinckel em etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe. A recordista é Silvana Lima com três, as duas da Bahia e uma em Ubatuba.

RESULTADOS DO DOMINGO EM TORRES:
Campeão: Matheus Navarro (BRA) por 10,50 pts (6,00+4,50) - 1.000 pontos
2.o lugar: Mateus Sena (BRA) com 7,07 pts (4,17+2,90) - 800 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar com 650 pontos:
1.a: Mateus Sena (BRA) 15,17 x 13,00 Leo Casal (BRA)
2.a: Matheus Navarro (BRA) 15,17 x 10,27 Cauã Costa (BRA)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar com 500 pontos:
1.a: Leo Casal (BRA) 13,60 x 11,73 Nacho Gundesen (ARG)
2.a: Mateus Sena (BRA) 12,07 x 9,90 Samuel Joca (BRA)
3.a: Cauã Costa (BRA) 15,30 x 9,43 Luã da Silveira (BRA)
4.a: Matheus Navarro (BRA) 9,77 x 9,17 Fernando Junior (BRA)

DECISÃO DO TÍTULO FEMININO:
Campeã: Laura Raupp (BRA) por 12,36 pts (6,33+6,03) - 1.000 pontos
2.o lugar: Tainá Hinckel (BRA) com 9,80 pts (5,50+4,30) - 800 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar com 650 pontos:
1.a: Tainá Hinckel (BRA) 11,50 x 8,56 Kiany Hyakutake (BRA)
2.a: Laura Raupp (BRA) 12,16 x 9,93 Dominic Barona (ECU)

VENCEDORES DAS ETAPAS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL:
1.a de 2022 em Garopaba (SC) - Tainá Hinckel (SC) e Santiago Muniz (ARG)
2.a de 2022 em Salvador (BA) - Silvana Lima (CE) e Heitor Mueller (SC)
3.a de 2022 em Ubatuba (SP) - Silvana Lima (CE) e Alejo Muniz (SC)
1.a de 2023 em Saquarema (RJ) - Tainá Hinckel (SC) e Ian Gouveia (PE)
2.a de 2023 em Garopaba (SC) - Laura Raupp (SC) e Adriano de Souza (SP)
3.a de 2023 em Salvador (BA) - Silvana Lima (CE) e Edgard Groggia (SP)
4.a de 2023 em São Sebastião (SP) - Arena Rodriguez (PER) e Ian Gouveia (PE)
5.a de 2023 na Praia da Grama (SP) - Sophia Medina (SP) e Miguel Pupo (SP)
1.a de 2024 em Torres (RS) - Laura Raupp (SC) e Matheus Navarro (SC)

CAMPEÕES DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:
2022 - Silvana Lima (CE) e Gabriel Klaussner (SP)
2023 - Tainá Hinckel (SC) e Ian Gouveia (PE)



Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade