img

GERAL

Como funciona a coleta de lixos pesados em São José

Publicado em 12/02/2024


Divulgação/PMSJ
Como funciona a coleta de lixos pesados em São José



Empresa ambiental realiza coleta mediante agendamento

Os moradores de São José interessados em descartar resíduos volumosos, como móveis não usados, eletrodomésticos e resíduos de poda de jardins, poderão agendar a coleta com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município. O custo deste serviço está incluso na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU).

O interessado pode entrar em contato para agendamento através dos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900. O prazo para atendimento das solicitações de coleta é de até 10 dias úteis a partir da data de agendamento. Esse prazo pode sofrer alteração em razão de situações que cause grande demanda pelo serviço, como enchentes e alagamentos, por exemplo. Não serão realizadas coletas de resíduos volumosos que não tenham sido previamente agendadas. 

Devido aos altos casos de dengue, as coletas são realizadas diariamente, nos bairros Kobrasol e Campinas, e três vezes por semana, nos demais bairros, conforme a setorização de cada região. Os agentes de endemias estão diariamente nas ruas executando o trabalho de rotina e também promovem mutirões semanais em áreas com mais focos e casos de infectados. É preciso conscientizar a população a fiscalizar os imóveis e, na aplicação do inseticida nas ruas.

São classificados como resíduos volumosos os móveis inservíveis (sofá, colchão, móveis de madeira e em MDF, portas e janelas de madeira), eletrodomésticos (fogão, microondas, refrigerador, freezer, máquina de lavar roupa ou louça, condicionador de ar, televisor, monitor, computador, liquidificador, secador de cabelo) e resíduos de poda de jardins (troncos de pequeno diâmetro cortados, galhos e folhas de árvores).

Não são considerados volumosos os resíduos provenientes da construção civil (restos de demolição, madeiras de construção, tijolos, cerâmicas, telhas de qualquer material, latas de tintas e solventes).

Todos os resíduos devem ser acomodados na calçada a partir do dia do agendamento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas. Realizar o descarte de lixos e entulhos na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Mais lidas de hoje


Gostou do nosso conteúdo, então considere fazer uma contribuição de qualquer valor por PIX, nos ajude a manter um jornalismo independente de qualidade há mais de 25 anos.



Abra o app de seu banco e aponte a câmera


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade