img



ECONOMIA

Portos de SC crescem acima da média nacional em 2023 com 11,4% a mais de movimentação de cargas

Publicado em 07/02/2024


Gustavo Rotta/Porto de SFS
Portos de SC crescem acima da média nacional em 2023 com 11,4% a mais de movimentação de cargas



A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu acima da média nacional em 2023.

Os dados apurados pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) em janeiro, agora com os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) confirmam um crescimento de 11,4% em relação a 2022, enquanto que o crescimento nacional foi de 6,86%. Pelo estado foram movimentadas 61,7 milhões de toneladas, 4,73% do total de 1,3 bilhão de toneladas de todo o Brasil.

Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços a corrente de comércio exterior de Santa Catarina, foi de US$ 40 bilhões em 2023.

“Santa Catarina se destaca mesmo na adversidade. Foi um ano de recordes para os nossos portos mesmo com os prejuízos causados pelas chuvas. É um resultado que vem da parceria constante do governo com o setor privado, do apoio ao empreendedorismo catarinense que conquista mercados no mundo todo”, afirma o governador Jorginho Mello.

“Os portos de Santa Catarina tiveram dificuldades climáticas durante o ano, mas  souberam aproveitar o cenário favorável para melhorar o seu desempenho. Isso é mérito de boas gestões e alinhamento com as necessidades do mercado. O papel do Estado tem sido apoiar o setor, que é tão importante para a economia estadual e nacional”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

O Porto de São Francisco do Sul teve o melhor desempenho com 16,8 milhões de toneladas, figurando entre os 7 maiores do Brasil, subindo duas posições em relação a 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 portos públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Na movimentação de contêineres, a participação de Santa Catarina é ainda mais significativa. O estado detém 21% da movimentação nacional, sendo o segundo estado que mais movimenta. O Portonave (1,3 milhões de TEUs) e o Porto Itapoá (1,1 milhões de TEUs), figuram em segundo e quarto lugar, respectivamente, entre os maiores do Brasil. 

Outros destaques da movimentação portuária de Santa Catarina são o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com 10,6 milhões de toneladas, e o Porto de Imbituba, com 7,7 milhões de toneladas. O Porto de Itajaí, com 363 mil toneladas, e outros terminais privados complementam o desempenho catarinense.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade