img

Florianópolis, 27/04/2024




CULTURA

Biblioteca de Arte e Cultura do CIC abre inscrições para ateliê de leitura e escrita compartilhada de diários

Publicado em 02/02/2024


Divulgação/FCC
Biblioteca de Arte e Cultura do CIC abre inscrições para ateliê de leitura e escrita compartilhada de diários



Estão abertas até o dia 20 de fevereiro as inscrições para o ateliê ?Escrever os Dias?, que pretende reunir pessoas que comunguem o amor pelo Diário, com o objetivo de ler, escrever e partilhar as escritas diárias.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 1º de março no site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

INSCREVA-SE AQUI

Os encontros ocorrerão a partir do dia 7 de março, na Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), sempre na primeira e na terceira quinta-feira do mês (de março a junho e
de agosto a novembro de 2024), perfazendo 16 encontros no total, sempre das 15 às 17h.

Proposta

“Escrever os dias” nasce do encontro de pesquisadores que há algum tempo vêm desenvolvendo atividades em torno da literatura, psicanálise e outras artes e, mais especificamente, desde 2018, trabalhando sobre a escrita e a leitura diária. O ateliê pretende reunir pessoas que comunguem o amor pelo Diário, com o objetivo de ler, escrever e partilhar as escritas diárias; (re)significar a memória na escrita; ponderar o Diário como (registro do) testemunho; localizar a história de si na história de seu tempo (e a história do tempo na história de si), através dos Diários; estender as possibilidades de viver em-comum, preparando o surgimento de comunidades de pensar-sentir, tomados pela escrita e pela leitura; e desenvolver um trabalho considerando que “escrever é uma atividade política que pode contribuir para o desvelamento e a transformação do mundo”, como diz Anne Ernaux, em “A escrita
como faca e outros textos”.

Metodologia

Os encontros do ateliê serão coordenadospor Dilma Beatriz Rocha Juliano e Rosi Isabel Bergamaschi Chraim. Eles ocorrerão através de conversas, leituras e escritas com periodicidade quinzenal.

Como alguém de “fora-dentro” que aponta outras vias de acesso à escrita e à leitura dos Diários, o ateliê contará com a participação da pesquisadora e psicanalista Janniny Kierniew, que faz parte da comunidade _____com Llansol e articula o trabalho do escrever os dias na cidade de Porto Alegre/RS. No decorrer do trabalho poderão também ser convidadas outras pessoas que trabalhem com a escrita
diária, especialmente as componentes da comunidade _____com Llansol. Ainda, é importante dizer que o trabalho terá sustentação teórica e ética desde a psicanálise, a literatura e outras artes.

Público-alvo

Destina-se à comunidade em geral que tenha em comum o amor pelo Diário, por escrever os dias. Portanto, para participar é necessário que escreva em Diários, possua algum Diário ou alguma relação com as escritas diárias e que tenha o desejo de estar com outras(os) para ler, escrever e conversar.

O número máximo de componentes para o ateliê é de dez pessoas. A seleção das/dos inscritas/os se dará a partir das referências trazidas em relação aos Diários. Neste sentido será solicitado, junto à inscrição, um pequeno memorial escrito que contenha: 1. a relação com os Diários; 2.se possui algum Diário (ou de algum membro da família, neste caso é preciso descrever suas características; 3. escrever sobre a trajetória de vida e porque deseja participar neste ateliê (ficha de inscrição em anexo).

Caso haja necessidade, em função do número de inscritas/os, será também levado em conta a idade. Prevalecerá da/do mais velha/o para a/o mais nova/o.

O pagamento para participar do ateliê será feito através da doação de um livro de literatura por mês, novo ou usado em bom estado (caso seja necessário algum título específico, será combinado durante o ateliê).

Coordenação

O ateliê ‘Escrever os dias’- Florianópolis – será coordenado por Dilma Beatriz Rocha Juliano e Rosi Isabel Bergamaschi Chraim, participantes da comunidade Mulheres na Varanda e comunidade ____com LLansol em parceria com a Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura representada
por Esni Soares da Silva.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade