img

Florianópolis, 27/04/2024




ECONOMIA

Investimentos impulsionam crescimento de 30% e São Francisco do Sul se torna o maior porto de Santa Catarina

Publicado em 27/12/2023


Gustavo Rotta/Porto de SFS
Investimentos impulsionam crescimento de 30% e São Francisco do Sul se torna o maior porto de Santa Catarina



São Francisco do Sul é o porto que mais movimentou carga em Santa Catarina em 2023: nos 11 primeiros meses foram 15,3 milhões de toneladas.

O resultado, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), permitiu ao porto do Norte catarinense ultrapassar os terminais portuários privados Portonave e Itapoá e significou um aumento de 30% com relação ao mesmo período de 2022 (11,7 milhões de toneladas).

A previsão é que até o final de dezembro, os embarques e desembarques de mercadorias em São Francisco cheguem a 16,5 milhões de toneladas, a maior movimentação da sua história.

Um dos motivos para o crescimento constante do maior porto de Santa Catarina, em 2023, é a captação de novos clientes de diversos estados do Sul e Centro-Oeste do país, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

“A eficiência e a infraestrutura que o Porto de São Francisco do Sul oferece, graças aos investimentos realizados ao longo do ano por determinação do governador Jorginho Mello, têm gerado uma sólida relação de confiança com o mercado, ávido pelo cumprimento de prazos e tarifas competitivas”, avalia o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Novo gate melhora fluxo de caminhões

Em julho foi aberto um novo acesso ao Porto, com três novas balanças rodoviárias que agilizaram a movimentação de caminhões. Até então, com duas balanças, circulavam em média 500 veículos por dia. Atualmente, com cinco, é possível atender até 1,5 mil caminhões diariamente.

O novo gate conta com tecnologia de ponta para a fiscalização de veículos. Entre as inovações está o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna São Francisco o primeiro porto público do país a contar com esse tipo de biometria.

“Os constantes investimentos foram essenciais para o escoamento das cargas e, consequentemente, para o aumento na movimentação de mercadorias de forma segura e ágil”, explica Cleverton Vieira, acrescentando que São Francisco exporta 80% de toda a soja produzida em Santa Catarina e importa 42% de todo o aço recebido pelo Brasil.

Habilitação para exportar milho à China

O Porto investiu R$ 7,6 milhões no Terminal Graneleiro para a revitalização da malha ferroviária, pavimentação dos acessos e recuperação das balanças. Essas obras foram essenciais para atender aos requisitos sanitários e padrões de qualidade exigidos pela China para a exportação de milho.

Assim, em maio, o Porto recebeu habilitação do Ministério da Agricultura do Brasil, permitindo o embarque do grão ao país asiático. A certificação, feita pelas autoridades brasileiras em parceria com a China, garante que o terminal portuário cumpre exigências como quarentena, transporte, armazenamento e processamento adequado do cereal.

Certificação ISO 9001 e 14001

Em junho, uma auditoria externa garantiu a renovação da Certificação ISO 9001 (de Gestão da Qualidade) e 14001 (de Gestão Ambiental). O Porto conquistou esse reconhecimento em 2022, o que possibilitou o ingresso de São Francisco do Sul em um seleto grupo de portos públicos certificados.

A norma ISO 9001 (de Gestão da Qualidade) é um conjunto de diretrizes internas que buscam alcançar o gerenciamento de qualidade para atender eficientemente às demandas dos clientes. Já a ISO 14001 (de Gestão Ambiental) especifica os requisitos do sistema de gestão ambiental, focando no comprometimento das empresas no gerenciamento e prevenção dos potenciais impactos ao meio ambiente.

Porto abre as portas para a comunidade

Durante visita ao terminal, em julho, o governador Jorginho Mello pediu uma maior interação do Porto com a comunidade. Por isso, no segundo semestre do ano foi instituído o Programa de Visitação, que permitiu que mais de 500 pessoas pudessem conhecer as instalações portuárias. Inicialmente, foram priorizados estudantes da rede pública de ensino e, de forma gradual, o programa foi estendida para outras entidades, como associações comerciais, asilos e Apaes.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade