img

Florianópolis, 28/04/2024




CULTURA

Nova orquestra de SC está com inscrições abertas para selecionar músicos

Publicado em 19/12/2023


Rudi Bonadese
Nova orquestra de SC está com inscrições abertas para selecionar músicos

Pianista internacional Pablo Rossi é o diretor artístico da nova orquestra catarinense




Com processo seletivo internacional para a formação de corpo musical fixo, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) fará apresentações gratuitas em todo o Estado e terá programação socioeducacional maior que a temporada comercial de concertos

Santa Catarina vai ganhar uma nova orquestra em 2024, e que deve iniciar suas atividades em abril. O edital para a seleção internacional de 17 instrumentistas de cordas, que serão contratados para a formação do corpo fixo da orquestra, além de 10 músicos suplentes e cinco músicos bolsistas, já está disponível no site www.oficmusic.com. Em uma proposta inovadora para promover a música clássica, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) nasce contemplando ações educativas, sociais, inovação tecnológica e sustentabilidade.

A orquestra terá um cronograma mensal de apresentações pelo Estado, levando ao público a experiência da música de concerto e do universo sinfônico de forma gratuita. Os músicos contratados irão residir na Grande Florianópolis, onde a orquestra estará sediada, e devem começar os ensaios logo após o encerramento de todas as fases do processo seletivo, que incluirá análise de currículos, de vídeos, audições e entrevistas presenciais. Acima da média do mercado, a remuneração dos músicos será de pelo menos R$ 10 mil por mês, desde que cumpram a carga horária mínima de trabalho prevista, de 25 horas semanais.

Além das apresentações gratuitas, os concertos da nova orquestra serão gravados e disponibilizados no Youtube, garantindo acesso ainda mais amplo à música clássica. “A OFiC terá uma programação socioeducacional maior do que a temporada comercial de concertos, reforçando o nosso compromisso com a democratização e universalização dos bens culturais”, destaca o pianista catarinense Pablo Rossi, Diretor Artístico da OFiC, que está à frente da Associação Orquestra Filarmônica Catarinense, junto com Marcelo Azevedo, Diretor-Presidente, Luiz Moukarzel, Diretor Executivo, e Vanessa Ferraudo, Coordenadora do Núcleo Sociocultural.

A OFiC foi estruturada reunindo conceito e projeto diferenciados, assegurando um corpo fixo de músicos com atuação totalmente profissional. “O principal pilar da orquestra é a inclusividade, por intermédio de apresentações com uma nova visão socioeducativa e cultural, na qual predomina a integração da música com ações de educação, socialização, inclusão e democratização do acesso geral à cultura”, destaca o Diretor-Presidente.

Foco no social, sustentabilidade, inovação e tecnologia

As apresentações da orquestra irão contemplar um espectro amplo de repertório sinfônico e de câmara, diversificando os programas musicais e promovendo o diálogo entre os diferentes estilos e gêneros da música. Alguns dos concertos deverão contar com solistas e maestros convidados de renome nacional e internacional.

No pilar social, além da gratuidade das apresentações, cerca de 40% delas serão realizados para jovens estudantes da rede pública e da APAE, e serão oferecidas aulas de música em projetos sociais, dentre outras ações. A sustentabilidade estará presente por intermédio de programas temáticos com foco na questão climática e na preservação da natureza. Já a tecnologia e a inovação se farão presentes por novos recursos, formatos e dinâmicas de performance, procurando sempre a interação com as plateias.

SAIBA MAIS

Conheça mais sobre o projeto da orquestra no site www.oficmusic.com e no Instagram @oficmusic.


Divulgação/OFiC
Nova orquestra de SC está com inscrições abertas para selecionar músicos

Vanessa Ferraudo, Marcelo Azevedo, Luiz Ekke Moukarzel e Pablo Rossi, que estão à frente da OFiC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade