img

Florianópolis, 27/04/2024




CULTURA

ASAS promove lançamento de livro com ilustrações de ex-alunas em Florianópolis

Publicado em 15/12/2023


Divulgação
ASAS promove lançamento de livro com ilustrações de ex-alunas em Florianópolis

Capa do livro “Em busca do seu lugar”




A publicação Em busca do seu lugar une poesia de Filipe Gattino e desenhos das ex- alunas Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves dos Santos. Lançamento acontece na sede da ASAS e no Centro Cultural Veras.

Um acaso desses que a vida nos apresenta aproximou o escritor de livros infantis Filipe Gattino com a ONG Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS) na construção coletiva da publicação “Em busca do seu lugar”. São 20 versos com 20 ilustrações feitas pelas ex-alunas Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves dos Santos. O lançamento acontecerá em duas datas, dia 15 de dezembro, na sede da ASAS, em Canasvieiras, e dia 16 de dezembro, no Centro Cultural Veras, no Córrego Grande, ambos em Florianópolis.

“Criamos uma história de amor, solidariedade e empatia que reflete bem os desafios e as conquistas de nossa vida real. O empoderamento da personagem principal, a abelha Melissa, muito representa a ASAS, que trabalha para ajudar jovens a traçarem um futuro melhor”, diz Juliana Cunha, uma das diretoras da ONG e organizadora da publicação. Em 2020 Gattino conheceu a ONG e cedeu uma de suas histórias para ser utilizada pela instituição. O tema era sobre uma abelha diferente, foi quando Juliana teve a ideia de transformar a poesia em livro com a participação das crianças e voluntários da ONG.

O trabalho contou com a participação de Rosiani Wisintainer, professora com experiência de mais de 30 anos em escola, defensora da ideia da produção literária como ferramenta de liberdade intelectual. Ela supervisionou todo o processo. Já Fabíola Aguiar Machado, professora de artes, trabalhou com as crianças no desenvolvimento das ilustrações. A partir de um chamado para as crianças permaneceram no projeto, chegou-se a 20 alunos iniciais, três adolescentes decidiram ficar até o final. Karen, Victória Nascimento e Vitória Rafaela aprenderam técnicas de desenho, utilizando materiais diferentes, e mergulharam na poesia para produzir as ilustrações, num trabalho que durou dois anos.

“Em todos esses anos, comparo a história da ASAS com a da Melissa, tudo dá certo quando as pessoas se unem. Espero que esse relato possa inspirar outros a reconhecerem as oportunidades ao seu redor e agirem para tornar nossa sociedade mais justa”, afirma Juliana.

Filipe Gattino - nasceu em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul, em 1978. Formou- se em História e foi professor durante alguns anos. Atualmente, é diretor pedagógico na escola Autonomia, em Florianópolis. “Paradeiro” é o seu primeiro livro, de 2015; publicou ainda “Iguapitanga”, “A sirene da cigarra Irene”, “Irene, uma cigarra com garra”, lançados em 2018, 2019 e 2020, respectivamente. Ainda em 2020, também publicou “O mundo de Catarina”. Já em 2021, Filipe Gattino escreveu seu primeiro cordel infantil chamado “O bem-te-vi e o morcego”.

ASAS - Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS) foi criada com o objetivo de dar oportunidades e garantir os direitos de crianças e adolescentes. Desde 2007, atua em Florianópolis (SC), desenvolvendo atividades socioeducativas, esportivas e culturais. Além da contribuição para um desenvolvimento integral, a ONG promove o acesso a novas oportunidades para esses jovens e suas famílias, prioritariamente, as que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

A sede fica localizada em Canasvieiras, e possui estrutura para os atendimentos com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e psicopedagoga. Em
2023, mais de 100 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, foram atendidos diariamente na ASAS no contraturno escolar. As principais atividades desenvolvidas são: Triathlon, educação ambiental, capoeira, hóquei, Maker, educação financeira, teatro, musicalização, artes e cidadania.

Acompanhe a ONG pelo Instagram @asas_ong ou escaneie o QR Code

Serviço

Lançamento do livro “Em busca do seu lugar”, poesia de Filipe Gattino e desenhos das
alunas Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves
dos Santos.

Dia: 15 de dezembro
Hora: durante a festa de encerramento, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local: na sede da ASAS, servidão do Skate, s/n, esquina com Rua José Rosa, em
Canasvieiras, Florianópolis.

Dia: 16 de dezembro
Hora: das 14h30 às 16h
Local: Centro Cultural Veras, Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande,
Florianópolis.


Divulgação
ASAS promove lançamento de livro com ilustrações de ex-alunas em Florianópolis

Ilustração de Karen Suelen Alves Paz









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade