img

SAUDE

Combate à dengue: mais de 20 mil pneus inservíveis são recolhidos em Santa Catarina

Publicado em 06/12/2023


Assessoria de Imprensa
Combate à dengue: mais de 20 mil pneus inservíveis são recolhidos em Santa Catarina



A campanha de recolhimento de pneus do segundo semestre deste ano atingiu um novo recorde.

Foram recolhidos 21.743 pneus inservíveis em 47 municípios do estado. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e a Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil.

Realizada duas vezes por ano, a campanha vem atingindo a cada edição um número maior de participantes. “Isso comprova que o trabalho é muito bem feito. Além disso, a cada edição temos um número maior de pneus recolhidos e nossa meta é conseguir aumentar ainda mais esses números. O objetivo é alcançar 50 municípios e recolher mais de 25 mil pneus para a primeira edição de 2024”, destaca Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino, e técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC).

Um pneu pode levar até 600 anos para se decompor no meio ambiente e com isso, ele pode ainda causar contaminação do solo e da área onde se encontra. E há ainda outra preocupação: se descartado incorretamente pode acumular água e se tornar um criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, Zika e chikungunya.

“Essa ação é fundamental para auxiliar no controle do vetor. Não deixar o mosquito nascer, ou seja, eliminar qualquer local que possa acumular água, ainda é a melhor forma de prevenção dessas doenças”, salienta João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE.

As inscrições para a primeira edição da campanha de 2024 já têm data marcada: de 29 de janeiro até 1º de março. 



Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Mais lidas de hoje


Gostou do nosso conteúdo, então considere fazer uma contribuição de qualquer valor por PIX, nos ajude a manter um jornalismo independente de qualidade há mais de 25 anos.



Abra o app de seu banco e aponte a câmera


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade