img

Florianópolis, 28/04/2024




CULTURA

Mais de mil crianças prestigiaram Guilherme Karsten na China

Publicado em 06/12/2023


Divulgação
Mais de mil crianças prestigiaram Guilherme Karsten na China

Escritor Guilherm Karsten em tour na China




O escritor e ilustrador de livros infantis percorreu cinco cidades durante duas semanas e teve uma exposição especial das suas obras

O Brasil é conhecido como um país de pessoas muito receptivas e calorosas. Mas foi a aproximadamente 19 mil quilômetros da sua cidade natal, do outro lado do mundo, que o escritor e ilustrador blumenauense Guilherme Karsten pôde experienciar algo inédito em sua carreira. Desta vez, a receptividade e empolgação vinha dos pequenos leitores chineses, que receberam o autor premiado com muita alegria. Durante 13 dias, Karsten percorreu quase cinco mil quilômetros entre cinco cidades da China.

O tour iniciou em Xangai, onde participou como autor convidado da Feira Internacional de Livros Infantis da cidade. O convite foi conferido ao escritor e ilustrador como prêmio por ter sido o vencedor do Golden Pinwheel Grand Award em 2019, mesmo ano em que publicou o livro Aaahhh!. Karsten participou de mesas com outros autores, além de ministrar workshops e avaliar portfólios de ilustradores, durante os três dias em que esteve na 10ª edição da feira, que é considerada uma das maiores no segmento da Ásia.

Ao longo das duas semanas em que percorreu as cidades de Guilin, Changsha, Kunming e Shenzhen, o autor interagiu em palestras, conversas e eventos com mais de mil crianças, e ficou encantado com a admiração que os chineses demonstraram pelo seu trabalho. Karsten calcula que tenha autografado mais de mil livros neste período, muitos deles com desenhos feitos na hora pelo ilustrador.

O principal objetivo das palestras era mostrar para as crianças e para os tutores como a relação familiar é importante para estimular a criatividade nas crianças. Para ele, a relação desenvolvida a partir dos livros, com tempo dedicado às histórias, é um grande diferencial na formação das crianças.

Karsten conta que a experiência na China foi surpreendente, do começo ao fim. “A China é um país muito bonito, com uma conexão e unidade entre cidade e natureza muito única. A comida, os cenários, a arquitetura, a tecnologia, as pessoas, tudo foi inesquecível”, explica.

Ele ainda diz que, em todos os lugares em que esteve, foi surpreendido com a receptividade e admiração pelo seu trabalho. “Não tem como mensurar o amor que os leitores têm pelos meus livros. Mesmo morando tão longe, saber que as histórias que escrevo falam com o coração deles, é algo muito precioso”, complementa.

Exposição interativa

Uma das surpresas da viagem foi a exposição do seu trabalho, organizada pela editora Magic Elephant Books, na Guangxi Normal University Art Gallery, em Guilin. Ao receber os vídeos da montagem, antes mesmo de chegar à cidade, Karsten já percebeu que algo grandioso estava por vir. O espaço conta com vários ambientes que representam de forma interativa, temática e divertida as obras de sua autoria: Carona, Aaahhh!, A Caçada, Uma Canção, Ramon Fellini, e dois livros em parceria com o escritor Ilan Brenman: Famílias e Mãe Alto-Falante. A exposição, que teve cerimônia de abertura no dia 18 de novembro, tem previsão de encerrar apenas em janeiro, podendo ser estendida.

Sobre Guilherme Karsten

Escritor e ilustrador de livros infantis, Guilherme Karsten possui sete livros de autoria própria, publicados em mais de 15 idiomas, além de já ter ilustrado mais de 30 livros para autores nacionais e internacionais. Conhecido pelo estilo característico e histórias divertidas, o autor busca despertar a imaginação do leitor de forma lúdica, com o objetivo de transformar seus livros na porta de entrada para o mundo da leitura na vida das crianças. Entre os prêmios conquistados por ele, estão o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” em 2021, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019. Karsten também participa de palestras em eventos relacionados à literatura, infância, educação e criatividade e realiza visitas a escolas e feiras de livros.


Divulgação
Mais de mil crianças prestigiaram Guilherme Karsten na China



Divulgação
Mais de mil crianças prestigiaram Guilherme Karsten na China










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade