img

MARKETING

Tecidos do futuro: roupas com infravermelho promovem recuperação muscular

Publicado em 06/12/2023


Divulgação
Tecidos do futuro: roupas com infravermelho promovem recuperação muscular



Em um mundo onde a moda e a tecnologia convergem, uma peça de roupa aparentemente comum pode oferecer benefícios inesperados para a saúde e o bem-estar. A indústria têxtil brasileira está na vanguarda desse movimento, introduzindo tecnologias que vão além.

Essas inovações incluem roupas que proporcionam maior oxigenação sanguínea, aceleram a recuperação muscular, melhoram o bem estar e performance durante o hardwork, e melhoram a aparência da pele.

No lançamento da coleção Verão 2025, a empresa catarinense Diklatex apresentou a linha "Infraboost", uma inovação em tecidos inteligentes feitos de poliamida com tecnologia infravermelha. Esses tecidos têm capacidade de absorver o calor corporal e liberá-lo como raios infravermelhos de longo alcance. Os raios penetram na pele, estimulando a microcirculação e o metabolismo celular.

Eduardo Habitzreuter, Gestor de Engenharia, Qualidade e Inovação da Diklatex, explica que SENSIL® Innergy é uma fibra de nylon 6.6 que contém um aditivo mineral natural integrado que converte a energia térmica do corpo humano em raios infravermelhos longos (FIR). 

A tecnologia (FIR) reflete a energia térmica emitida naturalmente pelo usuário de volta ao corpo, causando um calor suave virtualmente imperceptível que melhora a circulação, a elasticidade muscular e acelera a recuperação.

"O corpo humano emite continuamente energia em suas atividades diárias, como caminhar, dormir, correr e trabalhar. Quando essa tecnologia é aplicada diretamente às fibras do tecido, a emissão de infravermelho se torna um processo contínuo."

Ainda de acordo com ele, o aditivo dentro das fibras Innergy absorve a energia térmica do corpo (raios Infravermelhos) e os reflete de volta ao corpo, causando um suave e profundo aquecimento que revigora , tonifica o corpo e aumenta a elasticidade muscular para melhor desempenho, além de também melhorar a recuperação muscular após o exercício.

“É o tecido perfeito para roupas esportivas de alto desempenho, ou para roupas para bem-estar e recovery, como peças de compressão e controle, e segundas-peles", enfatiza o gestor de engenharia da empresa.

Os raios infravermelhos longos - a luz da vida 

A tecnologia FIR é amplamente utilizada em terapias corporais, como por exemplo as lâmpadas infravermelhas em fisioterapia -  e não é prejudicial à pele. A fibra é certificada pela norma Oeko-Tex 100, para garantir que até um bebe a possa utilizar. “Como curiosidade,  no Japão, os raios infravermelhos longos são chamados de “a luz da vida” porque, dentre as ondas de luz emitidas pelo sol, esses raios infra-vermelhos fornecem calor e promovem a função celular. FIR, ao contrário da luz ultravioleta, são seguros para humanos”, detalha Eduardo.

Ele ainda ressalta que a  fibra é opaca com propriedades de proteção UV devido às partículas de óxido de minerais naturais adicionadas na fase de produção do polímero, que criam barreiras aos raios solares. 

“É importante mencionar que a proteção UV é uma combinação das propriedades da fibra e do tecido, bem como o uso correto da peça de roupa, como tamanho adequado ao consumidor”. 

Por dentro dos fios inteligentes

Os produtos da linha Infraboost, produzidos com a fibra SENSIL® Innergy da Nilit (líder global na produção de poliamida 66 de origem israelense) foram os grandes lançamentos da coleção Verão 25 da Diklatex, e foram desenvolvidos para serem aplicados na fabricação de peças como bermudas, tops, calças e camisetas.

Outro destaque da coleção são os jacquards, que oferecem uma variedade de opções de textura e estilo. O "Jacquard Grid" apresenta alta cobertura, textura waffle, brilhos e conjuntos de cores, proporcionando um aspecto tecnológico. O "Jacquard Trace" oferece uma textura mais sóbria, com boa cobertura para aplicação em recortes ou peças inteiras. Já o Jacquard Wild oferece textura orgânica diferenciada, com apelo visual aliado ao conforto do elastano.

O CEO da DiKlatex, André Jativa, destaca o papel pioneiro de sua empresa na integração de tecnologia e moda.

“Nesse cenário em constante evolução, a indústria têxtil brasileira continua a surpreender com inovações que elevam o conforto, o desempenho e a saúde dos consumidores, tornando a moda não apenas uma declaração de estilo, mas também uma busca pelo bem-estar”, diz. 

Sobre a Diklatex

Atuando há mais de quatro décadas no setor, a Diklatex acompanha as transformações do mercado inovando no desenvolvimento de tecidos técnicos e tecnológicos, agregando soluções de alta performance, conforto e beleza para marcas de moda do universo esportivo e bem estar. A sustentabilidade é um pilar da marca, que busca sempre agregar em seu portfólio artigos, processos e tecnologias de menor impacto ao meio ambiente. Possui forte atuação em inteligência esportiva e na oferta de produtos que geram benefícios e funcionalidades por meio do uso de  tecnologias. Desde 2020, por conta da pandemia da Covid-19, buscou novas soluções, como tecidos com tecnologia antiviral para uso dos profissionais de saúde, mitigando assim, a contaminação cruzada.


Divulgação
Tecidos do futuro: roupas com infravermelho promovem recuperação muscular










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Mais lidas de hoje


Gostou do nosso conteúdo, então considere fazer uma contribuição de qualquer valor por PIX, nos ajude a manter um jornalismo independente de qualidade há mais de 25 anos.



Abra o app de seu banco e aponte a câmera


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade