img

CIDADES

Conheça maneiras para descartar o óleo de cozinha em São José

Publicado em 01/12/2023


Conheça maneiras para descartar o óleo de cozinha em São José



Condomínios residenciais são por lei pontos de coleta, além disso, há também inciativas de empresas privadas.

O óleo de cozinha ainda é um dos itens mais utilizados nas casas, mas após o uso surge a dúvida: “onde é possível fazer o descarte sustentável da substância?” Em São José, existe a Lei Nº6.090/2021, que determina aos condomínios residenciais a presença de pontos de coleta.

A lei também solicita que os condomínios divulguem para os moradores a forma correta para armazenar o óleo de cozinha usado e a importância do procedimento. Mas, caso não more em condomínios residenciais, o cidadão também pode fazer o descarte por meio do programa “Reóleo”, uma iniciativa da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif).

A pessoa pode entrar no site, pelo link e verificar qual instituição cadastrada recebe o óleo de cozinha. Todo o óleo coletado é transportado e reciclado pela empresa Preserve Ambiental, que possui todas as licenças ambientais necessárias para garantir uma destinação correta e ecologicamente responsável.

 

Conscientização

Despejar o óleo de cozinha diretamente na pia prejudica o tratamento de esgoto, entupindo a caixa de gordura e também os canos da rede pública de coleta. Um litro de óleo é o suficiente para contaminar cerca de 20 mil litros de água.

“É importante que as pessoas façam o descarte correto do óleo de cozinha, para não prejudicarmos o nosso meio ambiente”, observa o superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), Michael Pedro Rosanelli.

 

Passo a passo

É indicado que após fritar os alimentos, esperar o óleo esfriar e depois coloca-lo dentro de garrafas PET, com a ajuda de um funil. A garrafa deve ser tampada e levada para um ponto de entrega voluntário.



Com informações de ASSESSORIA DE IMPRENSA








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Mais lidas de hoje


Gostou do nosso conteúdo, então considere fazer uma contribuição de qualquer valor por PIX, nos ajude a manter um jornalismo independente de qualidade há mais de 25 anos.



Abra o app de seu banco e aponte a câmera


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade