img

CIDADES

Saúde de Biguaçu oferece exames e autotestes gratuitos com ações itinerantes em 10 bairros

Publicado em 01/12/2023


Foto Ilustrativa
Saúde de Biguaçu oferece exames e autotestes gratuitos com ações itinerantes em 10 bairros



Campanha é realizada em alusão ao mês e ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Prevenção e diagnóstico são as melhores armas na luta contra o HIV, por isso, em alusão ao Dezembro Vermelho e ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º/12), a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoverá ações itinerantes, visando a prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Essa iniciativa abrangerá 10 bairros, levando serviços como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C diretamente à comunidade por meio de uma ambulância equipada, que percorrerá as comunidades entre 5 e 19 de dezembro. Podem participar moradores do município com idade a partir dos 14 anos. 

Confira o cronograma: 

05/12 (terça-feira)

Sorocaba de Dentro (pátio da Igreja) – 9h às 12h

Sorocaba de Fora (pátio da Igreja) – 15h às 18h30 

07/12 (quinta-feira)

Fazenda (Bar do Tinho) – 9h às 12h

Três Riachos (em frente à Escola Roldão) – 15h às 18h30 

12/12 (terça-feira)

Carandaí (na praça em Frente ao antigo Trekos) – 9h às 12h

Bom Viver (Academia da Saúde) – 15h às 18h30 

14/12 (quinta-feira)

Jardim Carolina (Associação de Moradores) – 9h às 12h

Morro do Ivo (ao lado do Posto Policial da Polícia Militar) – 15h às 18h30 

19/12 (terça-feira)

Morro da Boa Vista (pátio da Igreja) – 9h às 12h

Santa Cruz (pátio da Igreja) – 15h às 18h30 

Os testes realizados durante as ações itinerantes consistem na coleta de uma pequena quantidade de sangue, retirada da ponta do dedo, e os resultados são disponibilizados em até 30 minutos. O sigilo dos resultados é rigorosamente mantido, proporcionando um ambiente seguro para os participantes. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento adequados.

No dia das atividades nos bairros, além do oferecimento para realização dos testes rápidos na ambulância, serão distribuídos autotestes de HIV para aqueles que preferirem realizá-lo no conforto de casa. 

Destaca-se que o autoteste de HIV segue os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse método permite que as pessoas coletem sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e realizem o teste de forma autônoma, interpretando os resultados sozinhas ou com o auxílio de alguém em quem confiam. A praticidade desse método, aliada à sua simplicidade e privacidade, busca incentivar a realização dos testes e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. 

Essas ações não apenas reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico, mas também contribuem para a aproximação dos usuários com o sistema público de saúde, reduzindo os deslocamentos para acessar esses serviços. 

Atendimento 

Quem não puder comparecer à ambulância ou preferir, pode buscar atendimento no CTA, que funciona anexo à Policlínica Municipal, na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, n° 114, Praia João Rosa. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. 

O CTA é peça fundamental nesse conjunto de ações preventivas. Integrado a diversas estratégias de prevenção, aconselhamento e diagnóstico de ISTs, o setor desempenha um papel crucial na interrupção da cadeia de transmissão do HIV, das Hepatites B e C e da Sífilis.  



Com informações de ASCOM/PMB








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Mais lidas de hoje


Gostou do nosso conteúdo, então considere fazer uma contribuição de qualquer valor por PIX, nos ajude a manter um jornalismo independente de qualidade há mais de 25 anos.



Abra o app de seu banco e aponte a câmera


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade