img



POLITICA

Representantes das famílias atingidas por rompimento questionam indenização na Alesc

Publicado em 29/11/2023


Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL.
Representantes das famílias atingidas por rompimento questionam indenização na Alesc



Nesta terça-feira , 28 de novembro, a Comissão Mista da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) criada para apurar o rompimento do reservatório da Casan, no Monte Cristo, em Florianópolis, realizou a 5ª reunião ordinária com a participação de convidados.

Na ocasião foram ouvidos o representante dos moradores, João Pedro Moraes, e Rodrigo Timm, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que tem assessorado os moradores locais.

No início do encontro, o representante do MAB esclareceu que a entidade buscou desde o dia do acidente, em 06 de setembro, auxiliar a comunidade, passando orientações sobre os direitos e procedimentos das vítimas. O Movimento contribuiu ainda para instituir a Comissão de Moradores para realizar o diálogo com a Casan.

Na reunião, Rodrigo Timm destacou que grande parte das famílias atingidas se sente injustiçada com as propostas de ressarcimento feitas pela Casan. Ainda segundo o representante do MAB, diferente do que aconteceu no rompimento da lagoa de evapotranspiração na Lagoa da Conceição, neste desastre, a Companhia não apresentou Edital estabelecendo os critérios para as indenizações e optou por realizar tratativas individualizadas com as vítimas.

“A Casan teve uma postura de buscar tratativas individualizadas, sem estabelecer parâmetros comuns. Uma família conversou com um funcionário e foi aplicada uma metodologia. Para outra família foi adotada outra metodologia. Então, hoje o que fica é o sentimento de injustiça”, ressaltou Rodrigo Timm.

Pela terceira vez, o morador do Monte Cristo, João Pedro Moraes, foi afetado por acidentes envolvendo o reservatório. O primeiro aconteceu em 2017 e causou danos em nove casas da comunidade. Sobre o episódio anterior, o morador ainda busca na justiça o ressarcimento. Agora, já recebeu uma indenização da Casan, mas não ficou satisfeito. “Ou você pega o que eles oferecem ou vai para a justiça”, ressaltou.

Na primeira reunião com convidados, o presidente da Casan, Edson Moritz, afirmou que de 10% a 20% dos casos não chegariam a um acordo e seriam judicializados. Desta forma, o relator da Comissão, deputado estadual Mário Motta (PSD), questionou se este número procede ou se é maior.

O morador afirmou que poucos casos estão recorrendo à justiça. “O morador está aceitando, é obrigado a receber o que oferecem para não ir para a justiça. As famílias são obrigadas ainda a assinar um termo de quitação e então não têm direito a mais nada”, explicou João Pedro Moraes.

A Comissão cumpriu o seu papel social de abrir novamente espaço para ouvir os moradores atingidos que manifestaram suas angústias. A intenção era que essas informações fossem debatidas em reunião com a presença do presidente da Casan, que não pode comparecer nesta data, mas será convidado a participar na semana que vem. Desta forma, vamos levar os questionamentos dos atingidos nesta próxima oportunidade, buscando os esclarecimentos da Companhia”, ressaltou o deputado Mário Motta.

Na sequência, o deputado estadual Marquito (Psol) solicitou que no relatório final da Comissão, conste que, nestes casos, a Casan tenha que contratar assessoria técnica independente para a condução dos processos e para a definição das metodologias de atendimento e indenizações.

Próximas reuniões

Na terça-feira seguinte, dia 05 de dezembro, está prevista a participação do engenheiro Hugo Rohden, gestor do contrato, que fazia a ponte entre a Companhia e o engenheiro da Toposolo, responsável pela elaboração do projeto estrutural do reservatório. Na mesma data, a Comissão também irá convidar novamente o presidente da Casan, Edson Moritz.

Além disso, o Colegiado deve receber ainda profissionais da Gomes & Gomes, possivelmente no dia 12 de dezembro. A empresa não pôde participar na data sugerida inicialmente.



Com informações de AGENCIA ALESC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade