img

Florianópolis, 30/04/2024




GERAL

Curso de psicanálise é a formação necessária mais rápida para palestrantes motivacionais

Publicado em 22/11/2023


Fotos: Divulgação Mafalda Press
Curso de psicanálise é a formação necessária mais rápida para palestrantes motivacionais



Leninha Wagner e Fabiano de Abreu Agrela explicam a importância da formação para palestrantes

Com o crescente número de palestrantes e coaches sem formação profissional, a falta de embasamento teórico tem se tornado uma preocupação para especialistas. Muitos desses profissionais ensinam técnicas genéricas, sem considerar as nuances individuais, generalizando como se todos fossem iguais. O que muitos não percebem é que abordagens como o "milagre da manhã" e o "Oitavo hábito" não são universais. Pessoas com transtornos como ansiedade e TDAH, por exemplo, requerem abordagens específicas, destacando a necessidade de conhecimento para lidar com a complexidade da mente humana.

De acordo com Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós PHD em neurociência e psicanalista, é preocupante ver tantos profissionais sem formação, ensinando técnicas sem embasamento teórico, “Cada indivíduo é único, e generalizações podem ser prejudiciais. Técnicas populares nem sempre funcionam para todos, especialmente para aqueles com transtornos. O conhecimento é essencial para compreender as nuances da mente humana”, explica o especialista.

Roselene Espírito Santo Wagner, conhecida como Leninha Wagner, neuropsicóloga e psicanalista destaca que a mente humana é complexa, e lidar com ela exige conhecimento profundo, “Lidar com egos em construção demanda muito saber teórico e prático. Além da formação acadêmica do profissional que se destina a palestrar, atuar clinicamentena área da saúde mental, emocional, psicológica das pessoas que os procuram com uma gama de problemas da ordem da subjetividade”, afirma a profissional.

Há também a necessidade da experiência no âmbito profissional quanto de vida, “Toda teoria que possamos adquirir nos dão aporte para explicar determinados  comportamentos e técnicas e ferramentas de manejo, “Isso irá ser incorporado ao contexto de diversos casos, cada atendimento, cada história de vida real, enriquece o conhecimento do profissional. O cuidado em tocar os sentimentos do outro, deve ser maior que qualquer toque físico”, acrescenta.

Ela explica que o profissional que se destina a guiar o outro em seus labirintos emocionais deve ter sua própria bússola.

Conhecer e dominar teorias, através de vida acadêmica e formações de qualidade, bem como possuir e saber usar seus recursos cognitivos e emocionais amadurecidos pela sua própria trajetória de vida, “Saber absorver e entender que não estamos aqui sob a ditadura da felicidade a todo custo. E sim sob a democráticas lei da vida, que traz desafios para nos oferecer a possibilidade de progredir, evoluir e seguir. A Psicanálise sem sombra de dúvida trabalha essa perspectiva, de nos fazer entender que somos seres sobredeterminados, com características fixas e outras tantas moldáveis e adaptativas. A Psicanálise não se propõe a cura, mas sim ao entendimento e possível flexibilidade cognitiva para elaboração de soluções para os desafios do devir”, ressalta Leninha.

Ela finaliza afirmando que a análise pessoal com acompanhamento de um profissional Psicanalista traz como resultado uma maior compreensão das ações e sentimentos do paciente, obtendo autoconhecimento e autodomínio, “Tendo uma maior compreensão de si mesmo, tenderá a viver de forma mais consciente, agindo em favor de uma melhor qualidade de vida para si, assim reduzindo, potencialmente, a manifestação dos sintomas antes vivenciados, provendo desse modo mudanças em si. Com isso impactando positivamente a vida familiar, acadêmica,profissional e social”, finaliza Leninha.

 

 



Com informações de MAFALDA PRESS








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade