img



COMUNIDADE

Florian?polis pode se tornar Cidade UNESCO da Gastronomia

Publicado em 29/06/2010


PAULO LUIS CORDEIRO
Florian?polis pode se tornar Cidade UNESCO da Gastronomia

Ostra gratinada ? um dos principais pratos encontrados na gastronomia de t?pica de Florian?polis.




FloripAmanh?, FCC (Funda??o Catarinense de Cultura), SEBRAE e FAPESC (Funda??o de Apoio a Pesquisa do Estado de Santa Catarina) est?o formatando um dossi? t?cnico a ser enviado ? Unesco (Organiza??o das Na??es Unidas para a Educa??o, a Ci?ncia e a Cultura) para que Florian?polis fa?a parte Rede Mundial de Cidades Criativas na categoria Gastronomia.

O objetivo ? fazer da capital catarinense uma ?Cidade UNESCO da Gastronomia? e, para tal, o dossi? apresentar? informa??es sobre o setor da gastronomia em Florian?polis e sua regi?o de influ?ncia, buscando identificar onde h? oferta qualificada em produtos e servi?os na ?rea da gastronomia na regi?o.

Lan?ada em 2004, a Rede tem como princ?pio encorajar a explora??o do potencial criativo, social e econ?mico existente nas cidades em ?reas tem?ticas que comp?e as chamadas ?ind?strias criativas? e de promover localmente sua diversidade cultural.

Participam da rede diversas cidades ? nenhuma brasileira ? em sete categorias: literatura, m?sica, cinema, artesanato e arte regional, artes midi?ticas, design e gastronomia. ?Com esta a??o, Florian?polis s? ganha, pois sairia na frente para ser a primeira no programa e valorizando a gastronomia, um dos atrativos da cidade?, diz Zena Becker, presidente da FloripAmanh?.

O documento apresentar? dados sobre a origem da cidade, infra-estrutura receptiva existente (vias de acesso, hot?is, pousadas, bares, restaurantes, agencias, companhias a?reas, portos e aeroportos), culin?ria dos imigrantes, pesquisas cientificas e tecnol?gicas na ?rea de alimentos realizadas na cidade, cursos de capacita??o (cursos t?cnicos, tecnol?gicos e superiores em engenharia de alimentos, gastronomia, e servi?os), insumos locais e regionais (maricultura, pesca artesanal, pesca industrial, agricultura org?nica, agricultura intensiva, etc), potencial de divulga??o (programas de televis?o, revistas especializadas, colunas em peri?dicos, livros publicados, concursos, feiras, eventos gastron?micos, rotas gastron?micas), institui??es relacionadas, pol?tica municipal para a ?rea e o plano de a??o.


Com informações de Assessoria de Imprensa








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade