img



BRASIL

Brasil ganha duas novas Indicações Geográficas

Publicado em 04/07/2023


Brasil ganha duas novas Indicações Geográficas



O calçado infantil de Birigüi e a uva Niágara rosada de Jundiahy, em São Paulo, elevam o número de IG no país a 102 registros concedidos

A quantidade de Indicações Geográficas continua a crescer. Já são 102 registros concedidos em todo o país – são 78 Indicações de Procedência e 24 Denominações de Origem. Dessa vez, o calçado infantil de Birigui e a uva Niágara rosada de Jundiahy, ambas em São Paulo, passaram a compor a lista. Até o momento, o Sudeste é a região com o maior número de IG (37), seguido pelo Sul (32), Nordeste (17), Norte (12) e Centro-Oeste (4).

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra que as Indicações Geográficas possibilitam incrementos nos ganhos dos produtores e pequenos negócios das regiões protegidas.

“Apoiá-los no processo de reconhecimento e promoção da IG é o melhor caminho para fortalecer os empreendedores locais, além de gerar renda, emprego, aumento do fluxo turístico e desenvolvimento regional”, comentou.

As Indicações Geográficas foram concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na modalidade de Indicação de Procedência. No caso de Birigui (SP), com a produção de aproximadamente 59 milhões de pares de calçados infantis por ano, o município foi reconhecido como o maior produtor de calçados infantis do Brasil e da América Latina. A primeira indústria do ramo na cidade foi instalada em 1958. Várias obras literárias, artísticas e publicações em jornais foram apresentadas para obter o registro.

Já a Uva Niágara Rosada recebeu o reconhecimento pela produção da fruta específica na região. Em 1933, três cachos rosados de uvas da variedade nasceram em meio aos cachos brancos, pela primeira vez. O fato ocorreu em um bairro localizado na divisa entre os atuais municípios de Jundiaí e Louveira (SP) – anteriormente chamada de Jundiahy. A espécie de uva pode ser considerada responsável pelo grande movimento agrícola, comercial e industrial que transformou os municípios da redondeza.

Indicações Geográficas

Esse registro é conferido a regiões cujos produtos ou serviços são característicos do seu local de origem, com identidade própria. São produtos que apresentam qualidade única em função de da saber-fazer local e dos recursos como solo, vegetação, clima e know-how. O trabalho de estruturação para reconhecimento
é feito pelos produtores em parceria com o Sebrae.

A conquista para ser reconhecida como uma IG começa com a identificação do potencial das regiões. O Sebrae atua no diagnóstico, na estruturação e no fortalecimento das IG junto aos pequenos negócios; na articulação para criação de ambiente legal e econômico favorável para o desenvolvimento das Indicações e do seu território; na promoção e viabilização do acesso a mercado pelos produtos.



Com informações de AGENCIA SEBRAE








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade