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BRASIL

Cafés das Indicações Geográficas brasileiras participam do principal evento do setor na Europa

Publicado em 23/06/2023


Crédito: ASN
Cafés das Indicações Geográficas brasileiras participam do principal evento do setor na Europa



Ao todo, 12 Indicações Geográficas que participam do projeto Origens Controladas Café estão representadas no evento e seguem até sábado (24) em Atenas, na Grécia

Representantes de 12 das 13 Indicações Geográficas (IG) brasileiras de café estão em Atenas, na Grécia, para participar da feira World of Coffee, maior evento europeu do setor, que começa nesta quinta-feira (22) e segue até sábado (24). Os produtos participam do projeto Origens Controladas Café, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto CNA (ICNA).

“Eles estarão em uma vitrine mundial de cafés especiais, vão apresentar os diferenciais de cada região com origem controlada para seletos compradores, com a possibilidade de ampliar a participação brasileira nesse mercado e, assim, beneficiar os pequenos negócios”, ressalta a coordenadora de Negócios de Base Tecnológica do Sebrae, Hulda Giesbrecht.

O produtor Juliano Tarabal, da região do Cerrado Mineiro, fala sobre a expectativa de conquistar novos clientes em um mercado em que eles já estão inseridos – metade da produção de café é exportado para a Europa. “Estar presente aqui reforça o nosso posicionamento. Esta é uma ação de promoção inédita para o mercado internacional. Acreditamos que vai contribuir para a construção de imagem e percepção no mercado europeu da diversidade e sabores que o Brasil possui”, afirma.

Essa participação tem o apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações Investimentos (Apex).

Origens Controladas de Café

O projeto tem o objetivo de desenvolver um sistema digital de controle e rastreabilidade para dar maior garantia da origem e qualidade dos cafés especiais produzidos pelas Indicações Geográficas (IG) reconhecidas no Brasil. Essa plataforma vai responder sobre quem produz, onde são produzidos e sobre a qualidade e as características sensoriais desses cafés. Ela representará um marco na consolidação da imagem do Brasil como um player no mercado mundial de cafés especiais. A previsão é estar disponível em aproximadamente 10 meses.

Em 2022, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu mais de 50,9 milhões de sacas de café. O Sebrae atua no apoio às Indicações Geográficas desde 2003, na orientação e no fomento aos produtores para alcançarem o reconhecimento desse ativo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e no fortalecimento da promoção dessas regiões e produtos únicos.

A analista de Agronegócios da Unidade de Competitividade do Sebrae, Carmen Sousa, lembra que o Sebrae foi uma das primeiras instituições do país a levantar essa bandeira.

“Apoiar as regiões no processo das Indicações Geográficas é o melhor caminho para empoderar os pequenos produtores, gerando renda, empregos, autonomia, econômica e proporcionando, inclusive, a melhoria da autoestima dessas populações e o desenvolvimento desses territórios”, pontua Carmen.

Carmen destaca que levantamento feito pelo Sebrae junto às Indicações Geográficas brasileiras registradas identificou a variação de 5% a 400% do aumento nos preços de produtos das IGs após a concessão do registro. “Estar na feira só fortalece o país como maior produtor mundial e é uma oportunidade única de mostrar que temos também cafés semelhantes e tão bons quanto os melhores países produtores. O mundo não conhece, de fato, a nossa cafeicultura. Somos exemplo a ser seguido, tanto na produção como na comercialização”, concluiu.

O que são as Indicações Geográficas?

As Indicações Geográficas (IG) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

O sistema de Indicações Geográficas promove os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Essa herança abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.



Com informações de AGENCIA SEBRAE








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