img



EDUCACAO

Evento promove oficinas educativas sobre o Dia Mundial da Propriedade Intelectual com alunos da rede pública

Publicado em 27/04/2023


Pablo Mingoti
Evento promove oficinas educativas sobre o Dia Mundial da Propriedade Intelectual com alunos da rede pública



Em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), por meio do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) e da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) reuniu cerca de 30 alunos da Escola Municipal Júlio da Costa Neves, da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, para realizar oficinas educativas.

Este ano, o tema definido pela WIPO – Organização Mundial da Propriedade Intelectual – destaca a participação das mulheres acelerando a inovação e a criatividade.

Uma sala do Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, foi o palco para essa iniciativa que trouxe  a questão da importância da Propriedade Intelectual às crianças. O evento teve apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e ocorreu nesta quarta-feira, 26, durante o 2º Encontro de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). 

“O objetivo da oficina foi possibilitar aos jovens descobrir de quais formas os direitos de propriedade intelectual possam ajudá-los em seus objetivos, gerar renda, transformar ideias em realidade, criar empregos e impactar de forma positiva o mundo ao seu redor”, explica o secretário da Sicos, Silvio Dreveck.

O secretário do Cecop, Diego Damiani, agradece a parceria da OMPI, que patrocinou mochilas e camisetas de brindes para as crianças. “O tema deste ano foi sobre mulheres e tivemos a presença de uma cientista que já palestrou na Nasa. O evento foi enriquecedor e esperamos que ela se estenda por muitos anos, é uma campanha educacional muito exitosa”, enfatiza. Também foram entregues gibis como lembrancinha.

O ex-presidente do Cecop e servidor da Secretaria da Fazenda, enfatiza que o tema é necessário para o setor produtivo. “O empresariado tem vocação para a criação de novos produtos e serviços e cabe a função, por meio do Cecop, fazer o papel de orientar na defesa da propriedade intelectual e combate à pirataria”, destaca.

O encontro também teve a participação da Dra. Simone Keller Fuchter, professora e pesquisadora que atua na área de Tecnologia da Informação e que já realizou palestras na NASA. Para ela, o tema é necessário no mundo digital. “Conversar com as crianças serve para mostrarmos novas maneiras de fazer produtos e serviços e isso é importante, pois as crianças vão ter inspiração e ver que a criatividade e a inovação são as bases para o setor produtivo”.

O Prof. Dr. Eduardo Jara, coordenador do Programa de Extensão Esag Kids, conversou com os pequenos. ”Abordamos a propriedade intelectual de maneira lúdica, queremos conversar de temas importantes de uma maneira divertida. No evento, nós contamos histórias de inovação e pedimos para criar uma série de planos e invenções que podem virar propriedade intelectual”, conclui.

O evento contou com apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e da Udesc, por meio da Esag Kids. Depois da oficina, o mascote, Capitão Originaldo, interagiu com as crianças e as guiou para um tour pelo Museu.



Com informações de SECOM/SC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade