img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Cavalos são resgatados das vias públicas em São José

Publicado em 15/03/2023


Cavalos são resgatados das vias públicas em São José



Ação da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Cavalaria recolhe animais que estavam em situação de risco de se envolverem em acidentes de trânsito

A Prefeitura de São José por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) resgatou, essa semana, mais quatro cavalos adultos e um potro na região de Alto Forquilha. Na segunda-feira (13), um garanhão baio, em bom estado, foi levado para base da Cavalaria em São Pedro de Alcântara, e um um égua tordilha, também em bom estado, para a base de Barreiros. Na terça-feira (14), mais um cavalo de pelagem lobuna e uma égua acompanhada de seu potro foram recolhidos também nas imediações do viaduto da alça norte e encaminhados para a Cavalaria.

O superintendente Adjunto, Agostinho Mignoni Júnior, explica que os resgates aconteceram após denúncias registradas por moradores na Ouvidoria, à PMSJ, à FADMS e à Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina. Os animais resgatados passam agora pelos primeiros procedimentos, sendo submetidos a exames de mormo e anemia infecciosa, de maneira a receberem o sinal verde de que estão sãos.

Certificada a sanidade dos animais, eles deixam o piquete de isolamento na Cavalaria e são colocados à disposição dos proprietários, que têm 30 dias para reaver a posse. Decorrido o prazo, sem manifestação dos donos, os cavalos são colocados à disposição para serem adotados. Como é o caso recente do cavalo Pitaya, adotado por uma família da Ponta de Baixo.

Interessados na adoção podem se dirigir a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que por sua vez, vai analisar se o candidato à adoção tem condições para manter o animal saudável, oferecendo espaço adequado e alimentação correta.

CONVÊNIO

Em janeiro, a PMSJ renovou por mais cinco anos a parceria com a Cavalaria da PMSC. O convênio zela pela vida dos cavalos soltos em vias públicas e também da própria população, evitando acidentes de trânsito.

Mais secretarias foram incorporadas no trabalho. A FMADS continua atendendo as denúncias de animais soltos, emitindo guias de recolhimento e fica responsável pelo processo de adoção dos cavalos e na atualização dos registros de todos os animais recolhidos.

A Secretaria de Segurança deixa à disposição a Guarda Municipal para auxiliar nos resgates, receber os registros de trânsito e instaurar processos administrativos. Caso o animal apresente maus-tratos, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, encaminhará um laudo que permitirá à PMSC o resgate do animal.

A PM assumiu mais atribuições na parceria. Agora fica responsável por recolher os animais soltos em via pública, pelo transporte, abrigo, atendimento clínico e exames. Além disso, o convênio informa que o órgão tem capacidade para comportar até 20 equinos.



Com informações de ASCOM/PMSJ








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade