img

Florianópolis, 28/04/2024




EDITAL

Epagri orienta agricultores sobre problemas na emissão do CAF: veja os novos prazos

Publicado em 09/02/2023


Epagri orienta agricultores sobre problemas na emissão do CAF: veja os novos prazos



Desde novembro de 2022, quando o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) passou a ser emitido no lugar da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), agricultores familiares, pescadores, quilombolas, indígenas e cooperativas catarinenses têm passado por dificuldades para conseguir o documento por conta de instabilidades no sistema CAFWeb. A Epagri, credenciada para emitir o registro do CAF em Santa Catarina, está ciente dos problemas relatados pelos agricultores e técnicos e já informou a dificuldade aos ministérios responsáveis.

O sistema CAFWeb, utilizado pelas entidades credenciadas para a emissão do registro do CAF, é de responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A Epagri, como usuária, está relatando os problemas e cobrando soluções desde o ano passado para poder atender os agricultores catarinenses e suas cooperativas da melhor forma e com a agilidade de sempre, garantindo o acesso deles às políticas de incentivo ao setor agrícola”, explica Hoilson Fogolari, coordenador de Políticas Públicas da Epagri.

O CAF é obrigatório para as famílias acessarem políticas públicas de apoio ao setor

O CAF é requisito para que agricultores familiares, pescadores, quilombolas, indígenas e suas organizações tenham acesso a políticas públicas federais e estaduais de apoio à agropecuária, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e os programas estaduais.

Novo prazo para o CAF

Nesta semana, o Governo Federal, buscando amenizar os problemas, emitiu uma portaria ampliando o prazo de migração para o novo cadastro da agricultura familiar. Dessa forma, as DAPs que vencem entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024 terão a validade prorrogada automaticamente por 12 meses.

Veja como fica a situação das DAPs com a nova portaria:

– DAPs vencidas, com prazo de validade anterior a 8 de fevereiro de 2023: os beneficiários nessa situação terão que emitir o CAF.

– DAPs com prazo de validade entre o dia da publicação da portaria (08/02/2023) e 31/01/2024: serão prorrogadas automaticamente por 12 meses.

– DAPs com prazo de validade de 01/02/2024 em diante: os prazos serão mantidos.

O que é o CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar. A inscrição no CAF é obrigatória para o acesso às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Desde 1º de novembro de 2022, o documento passou a ser emitido em substituição à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). A inscrição no CAF tem caráter permanente e a validade do registro deve ser renovada a cada dois anos, assim como acontecia com a DAP.

Como emitir o CAF

Para emitir o CAF em Santa Catarina, o produtor rural deve procurar o escritório da Epagri em seu municipio ou o sindicato dos agricultores. De acordo com o MAPA, em 2022 foram elaboradas 49.612 DAPs em Santa Catarina. A Epagri elaborou 71% desse total, ou seja, 35.317 DAPs. Até 20 de dezembro, havia 3.239 CAFs ativos no estado, porém, como o sistema CAFWeb ainda está sofrendo ajustes, não foi possível identificar quantos deles foram registrados pela Epagri.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade