img

Florianópolis, 26/04/2024




TECNOLOGIA

O Windows vai contar com um lançamento principal a cada três anos

Publicado em 05/08/2022


O Windows vai contar com um lançamento principal a cada três anos



A Microsoft se movimenta para uma nova programação de desenvolvimento para o Windows com um retorno ao ciclo mais tradicional da empresa, com lançamentos de novas versões para o Windows a cada três anos.

Simultaneamente, a empresa pretende aumentar a disponibilização de novos recursos para a versão atual do Windows já disponibilizada no mercado.

Uma nova cadência de lançamentos

As novidades foram divulgadas um ano depois de a Microsoft anunciar a transição para uma nova cadência de lançamentos para novas versões do popular sistema Windows. De acordo com fontes especializadas, a Microsoft pretende mudar para um cronograma de lançamentos de versões “principais” do Windows que serão lançadas a cada três anos.

O próximo lançamento na nova grade da empresa está programado para 2024, justamente três anos depois do lançamento do Windows 11, disponibilizado em 2021.

Isto significa que o lançamento de um novo cliente Windows programado para 2023 foi adiado em um ano. Com o novo cronograma de release, a Microsoft também planeja aumentar a quantidade de lançamentos de novos recursos para a versão mais recente do sistema já em uso.

Os novos lançamentos em maior frequência têm como objetivo melhorar, entre outras coisas, a funcionalidade e a segurança dos sistemas operacionais. Muitos usuários de sistemas operacionais como o Windows optam cada vez mais por recursos adicionais de segurança, como baixar VPN grátis para PC, por exemplo.

Os novos esforços da Microsoft

Começando pela versão 22H2 (também chamada de Sun Valley 2), a Microsoft se empenha para um novo esforço em engenharia de software para permitir à empresa disponibilizar mais recursos de forma mais rápida, além de melhorias de experiência e desempenho para o usuário final, além dos lançamentos principais programados para cada três anos.

Estes lançamentos de atualizações principais estão programados para acontecerem no mínimo quatro vezes ao ano a partir de 2023. A Microsoft já testou este sistema por meio do Taskbar do Windows 11 que exibe, dentre outras coisas, informações sobre meteorologia e clima. 

O mesmo método será usado nos Moments e a Microsoft pretende reunir uma série de recursos que passaram por testes com o Insider, agrupando tudo para o lançamento mais recente para o Windows. 

Melhorias para o sistema Windows

Muitos dos recursos que estavam programados para o Sun Valley 3 serão inseridos no lançamento de cliente já para o Sun Valley 2, ao invés de um novo lançamento dedicado para o cliente Windows programado para o outono de 2023.

Antes, a maioria das equipes de produtos da Microsoft tinham que esperar para a época anual de lançamentos para lançar novos recursos para o Windows. Só que, agora, estas equipes podem lançar recursos mais cedo, fora deste período, tudo graças ao novo esforço de produção para o Moments.

O termo “Moments” é o que a Microsoft tem usado para se referir, internamente, a estes recursos. Ainda não há informações concretas de que o termo também será usado publicamente como parte da estratégia de branding.

Novas versões do Windows

Ainda não há muitas informações em relação ao lançamento de uma nova versão do Windows prevista para 2024. Atualmente, a nova versão está no estágio inicial de planejamento e estruturação, chamado internamente de “Next Valley”. Mas ainda não se sabe qual será o codinome oficial para o projeto.

No geral, estas mudanças na programação para o Windows são significativas e podem permitir à Microsoft se adaptar melhor ao mercado, lançando ao mesmo tempo inovações para os sistemas e novas versões com consistência considerável.

Os prós e os contras

Com um possível Windows 12 programado para 2024 e as mudanças no calendário de lançamentos da Microsoft, há alguns pontos que podem ser positivos e outros que geram preocupação nos usuários.

O fato de a empresa ter um ciclo definido para novas versões significa que os usuários podem se programar melhor. E os lançamentos mais constantes de atualizações e novos recursos para os sistemas já existentes também pode representar uma melhoria para os usuários finais.

Só que o prazo de três anos entre uma versão e outra do sistema operacional pode ser muito pequeno para adaptação e compatibilidade de hardware, e também gera o questionamento se a Microsoft vai manter atualizações para versões mais recentes ou se elas serão “descartadas cedo demais”.

Preocupações com segurança

A nova política da Microsoft para lançar inovações com mais frequência para os sistemas Windows é em grande parte uma resposta às crescentes ciberameaças e um ambiente de segurança digital instável e preocupante. 

Os usuários se preocupam cada vez mais com segurança digital, sigilo das informações e privacidade das atividades online. Muitos têm optado por software VPN (e mecanismos para baixar VPN grátis para PC), que criptografa conexões, oferece mais sigilo às atividades online e maior proteção contra malware, phishing e outras ameaças digitais.

A capacidade de empresas como a Microsoft tem de responder às ameaças e fornecer recursos de segurança mais avançados aos consumidores e usuários é crucial para criar um ambiente digital mais seguro e confiável.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade