img

TECNOLOGIA

O Windows vai contar com um lançamento principal a cada três anos

Publicado em 05/08/2022

O Windows vai contar com um lançamento principal a cada três anos

A Microsoft se movimenta para uma nova programação de desenvolvimento para o Windows com um retorno ao ciclo mais tradicional da empresa, com lançamentos de novas versões para o Windows a cada três anos.


Simultaneamente, a empresa pretende aumentar a disponibilização de novos recursos para a versão atual do Windows já disponibilizada no mercado.

Uma nova cadência de lançamentos

As novidades foram divulgadas um ano depois de a Microsoft anunciar a transição para uma nova cadência de lançamentos para novas versões do popular sistema Windows. De acordo com fontes especializadas, a Microsoft pretende mudar para um cronograma de lançamentos de versões “principais” do Windows que serão lançadas a cada três anos.

O próximo lançamento na nova grade da empresa está programado para 2024, justamente três anos depois do lançamento do Windows 11, disponibilizado em 2021.

Isto significa que o lançamento de um novo cliente Windows programado para 2023 foi adiado em um ano. Com o novo cronograma de release, a Microsoft também planeja aumentar a quantidade de lançamentos de novos recursos para a versão mais recente do sistema já em uso.

Os novos lançamentos em maior frequência têm como objetivo melhorar, entre outras coisas, a funcionalidade e a segurança dos sistemas operacionais. Muitos usuários de sistemas operacionais como o Windows optam cada vez mais por recursos adicionais de segurança, como baixar VPN grátis para PC, por exemplo.

Os novos esforços da Microsoft

Começando pela versão 22H2 (também chamada de Sun Valley 2), a Microsoft se empenha para um novo esforço em engenharia de software para permitir à empresa disponibilizar mais recursos de forma mais rápida, além de melhorias de experiência e desempenho para o usuário final, além dos lançamentos principais programados para cada três anos.

Estes lançamentos de atualizações principais estão programados para acontecerem no mínimo quatro vezes ao ano a partir de 2023. A Microsoft já testou este sistema por meio do Taskbar do Windows 11 que exibe, dentre outras coisas, informações sobre meteorologia e clima. 

O mesmo método será usado nos Moments e a Microsoft pretende reunir uma série de recursos que passaram por testes com o Insider, agrupando tudo para o lançamento mais recente para o Windows. 

Melhorias para o sistema Windows

Muitos dos recursos que estavam programados para o Sun Valley 3 serão inseridos no lançamento de cliente já para o Sun Valley 2, ao invés de um novo lançamento dedicado para o cliente Windows programado para o outono de 2023.

Antes, a maioria das equipes de produtos da Microsoft tinham que esperar para a época anual de lançamentos para lançar novos recursos para o Windows. Só que, agora, estas equipes podem lançar recursos mais cedo, fora deste período, tudo graças ao novo esforço de produção para o Moments.

O termo “Moments” é o que a Microsoft tem usado para se referir, internamente, a estes recursos. Ainda não há informações concretas de que o termo também será usado publicamente como parte da estratégia de branding.

Novas versões do Windows

Ainda não há muitas informações em relação ao lançamento de uma nova versão do Windows prevista para 2024. Atualmente, a nova versão está no estágio inicial de planejamento e estruturação, chamado internamente de “Next Valley”. Mas ainda não se sabe qual será o codinome oficial para o projeto.

No geral, estas mudanças na programação para o Windows são significativas e podem permitir à Microsoft se adaptar melhor ao mercado, lançando ao mesmo tempo inovações para os sistemas e novas versões com consistência considerável.

Os prós e os contras

Com um possível Windows 12 programado para 2024 e as mudanças no calendário de lançamentos da Microsoft, há alguns pontos que podem ser positivos e outros que geram preocupação nos usuários.

O fato de a empresa ter um ciclo definido para novas versões significa que os usuários podem se programar melhor. E os lançamentos mais constantes de atualizações e novos recursos para os sistemas já existentes também pode representar uma melhoria para os usuários finais.

Só que o prazo de três anos entre uma versão e outra do sistema operacional pode ser muito pequeno para adaptação e compatibilidade de hardware, e também gera o questionamento se a Microsoft vai manter atualizações para versões mais recentes ou se elas serão “descartadas cedo demais”.

Preocupações com segurança

A nova política da Microsoft para lançar inovações com mais frequência para os sistemas Windows é em grande parte uma resposta às crescentes ciberameaças e um ambiente de segurança digital instável e preocupante. 

Os usuários se preocupam cada vez mais com segurança digital, sigilo das informações e privacidade das atividades online. Muitos têm optado por software VPN (e mecanismos para baixar VPN grátis para PC), que criptografa conexões, oferece mais sigilo às atividades online e maior proteção contra malware, phishing e outras ameaças digitais.

A capacidade de empresas como a Microsoft tem de responder às ameaças e fornecer recursos de segurança mais avançados aos consumidores e usuários é crucial para criar um ambiente digital mais seguro e confiável.





Inova+Ação apresenta programação completa deste ano em Florianópolis

09/08 | Tecnologia
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento terá mais de 11 horas de conteúdo com foco na transformação, network e experiência do cliente

Figueirense empara com o Botafogo/PB e garante classificação para próxima fase

09/08 | Esportes
Figueirense e Botafogo-PB empataram por 1×1 na noite desta segunda-feira (08) no Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Audiência Pública Final do Plano Diretor de Florianópolis tem recorde de participação popular

09/08 | Cidades
O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.

Carregamento com 100 kg de maconha é interceptado pela PRF no sul catarinense

09/08 | Policia
Na tarde desta segunda-feira (8), na BR 101 em Araranguá, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 100 quilos de maconha durante abordagem a automóvel. 

Tabletes de maconha são apreendidos após perseguição de 25 km na BR-101 em Imbituba

09/08 | Policia
Na madrugada no último sábado (06), em ação conjunta entre PRF e Polícia Militar, foram apreendidos 20 kg de maconha na BR-101, em Imbituba.

Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

09/08 | Policia
As armas e drogas apreendidas foram encaminhadas à Polícia Federal de Chapecó e os cigarros levados ao depósito da Receita Federal de Chapecó.

A tecnologia Blockchain está mudando o setor de apostas online

09/08 | Tecnologia
Muitas pessoas já ouviram falar da tecnologia blockchain, mas poucas sabem exatamente o que está por trás dela. Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente para a criptomoeda Bitcoin.

Campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

08/08 | Comunidade
Está dada a largada para mais uma grande mobilização em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil!

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

08/08 | Economia
A bolsa de valores subiu quase 2%, impulsionada por ações da Petrobras e pela divulgação de lucros de empresas.

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

08/08 | Geral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

CINE Lanterna Mágica exibe dois filmes históricos neste sábado (13)

08/08 | Cultura
O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (13 de agosto), no Ribeirão da Ilha, a exibição de dois filmes de temáticas históricas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Bar de Florianópolis aposta em chás alcoólicos como tendência da estação

08/08 | Variedades
Leves, porém intensos, os chás alcoólicos são os queridinhos nas grandes metrópoles e no Balako Bar, localizado no Sul da Ilha, conquistam cada vez mais adeptos.


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade