img

Florianópolis, 26/04/2024




TECNOLOGIA

Wi-Fi do hotel: Entenda por que ele deve ser evitado para lidar com atividades online confidenciais

Publicado em 11/04/2022


Wi-Fi do hotel: Entenda por que ele deve ser evitado para lidar com atividades online confidenciais



A temporada de viagens de inverno está chegando, e isso significa que muitas pessoas se conectarão a pontos de acesso Wi-Fi públicos em hotéis, restaurantes e shoppings.

Entretanto, infelizmente, as redes públicas se tornaram hotspots para hackers que as usam para se infiltrar nos dispositivos conectados.

Uma rede comprometida pode permitir que um hacker intercepte, leia e modifique o tráfego da Internet que passa por ela. 

Os criminosos podem aproveitar isso para vários propósitos, desde roubar senhas até baixar malware nos telefones e laptops das vítimas.

Seja cauteloso ao utilizar um Wi-Fi público

Os pontos Wi-Fi abertos são difíceis de proteger porque qualquer pessoa pode se conectar a eles sem nenhum tipo de autenticação. Isso dá aos criminosos virtuais duas vias de ataque:

  • Hackear uma rede Wi-Fi existente. O hacker obtém acesso a um roteador que transmite uma rede aberta. Se o roteador não estiver devidamente protegido, provavelmente há algumas falhas na segurança que podem permitir que alguém acesse o console do roteador. A partir daí, o hacker pode assumir o controle total da rede.

  • Criar uma rede Wi-Fi falsa. Nesse caso, o hacker cria um ponto de acesso Wi-Fi a partir de seu smartphone ou outro dispositivo e dá a ele um nome enganoso, como “Starbucks Wi-Fi”. Qualquer pessoa desavisada que acredita estar se conectando à Internet fornecida pela Starbucks, na verdade, envia todos os seus dados diretamente para um bandido.

Mesmo que uma rede Wi-Fi exija uma senha que você deve obter da equipe local, isso não significa que a rede é segura. Um hacker poderia facilmente obter a senha para entrar na rede ou criar um Wi-Fi falso com nome e senha idênticos. 

Como faço então para me proteger?

Agora que você conhece a ameaça que as redes públicas podem representar, você pode tomar medidas para se proteger, para usuários avançados, é possível verificar as configurações do roteador manualmente em 192.168.1.1 e 192.168.0.1

Entretanto, a solução mais popular é utilizar uma Rede Virtual Privada. Uma VPN (Virtual Private Network) é um serviço que criptografa todo o tráfego de internet de um dispositivo e o roteia por meio de um servidor intermediário em um local de escolha do usuário. 

Uma VPN oferece vários benefícios aos usuários e é particularmente útil para pessoas que precisam usar o Wi-Fi público enquanto viajam a trabalho ou a lazer. 

Qualquer pessoa que intercepte o tráfego da Internet entre o smartphone ou laptop e o servidor VPN não poderá decifrar seu conteúdo, incluindo hackers de Wi-Fi.

Para fechar

Quanto mais você se arriscar com uma conexão de rede gratuita, maior a probabilidade de sofrer algum tipo de violação de segurança. 

Há um ditado na indústria de segurança cibernética que existem três tipos de pessoas no mundo: aquelas que foram hackeadas, aquelas que serão hackeadas e aquelas que estão sendo hackeadas e ainda não sabem. 

Quanto melhor você se proteger, melhor. Lembre-se: ser vítima dos perigos do Wi-Fi público é de “se” e não de “quando”.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade