img

Florianópolis, 26/04/2024




SAUDE

Confira os cuidados necessários com os olhos durante o verão

Publicado em 14/01/2022


Fotos: Fernando Willadino
Confira os cuidados necessários com os olhos durante o verão

Dr. Ernani Garcia




Especialista dá dicas para o cuidado com os olhos no verão

Estamos em pleno verão, então fique atento: calor, exposição ao sol, excesso de luminosidade, contato com o cloro e filtros solares podem ocasionar infecções e alergias nos olhos.

Piscinas usam produtos químicos para manter a água limpa e as praias, além do sal, contêm impurezas que causam irritações, coceiras, olhos vermelhos e até conjuntivite. Tudo isso é uma ameaça para a saúde ocular.

No entanto, de acordo com o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis, práticas simples podem evitar problemas complicados.

No caso das piscinas, diz ele, a primeira providência é lavar o rosto repetidas vezes para retirar o excesso de cloro e com isso evita-se a irritação e a vermelhidão na região ocular.

“O cloro seca as lágrimas, deixa as pálpebras ressecadas e pode levar à Síndrome do Olho Seco, que consiste na baixa lubrificação dos olhos, problema agravado pela exposição excessiva ao vento e ao ar condicionado”, explica Ernani.

Segundo ele, chapéus e óculos adequados são essenciais para proteção. Os óculos de natação precisam ser lavados com água fresca após o uso.

Outra recomendação é ficar longe dos fogos de artifício, especialmente as crianças, porque eles representam riscos consideráveis, e não só para a visão.

Quanto ao uso de preventivos, apenas nos casos de pequenas alergias deve-se recorrer ao colírio lubrificante, mas é recomendável, sempre, consultar um oftalmologista para a correta prescrição médica.

“Para aproveitar bem o verão é necessário cuidar da saúde, em todos os sentidos, porque ela é um dos nossos bens mais preciosos”, concluiu o diretor do HOF.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade