img

Florianópolis, 26/04/2024




MUSICA

TUM Sound Festival impulsiona retomada do setor da música e economia criativa em SC

Publicado em 16/11/2021


Foto: Goldem Fonseca
TUM Sound Festival impulsiona retomada do setor da música e economia criativa em SC



Evento reuniu grandes nomes e players do mercado musical em Florianópolis

Fomentar o ecossistema musical e conectar a cadeia produtiva da música e de redes criativas é o objetivo do mais importante festival e conferência de música e negócios de Santa Catarina, o TUM Sound Festival, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, online e presencialmente, entre os dias 12 e 14 de novembro, em Florianópolis.

Com foco na retomada do setor pós-pandemia, a quarta edição do evento contou com presença de gravadoras, selos, editoras, diretores de festivais, representantes de casas noturnas, produtores, startups, artistas e profissionais da economia criativa, que participaram de rodadas de negócios, palestras, painéis, workshops e showcases.

“Estamos em movimento rumo à retomada, as conexões, à união, à força, à troca de parcerias, de intercâmbios culturais e geração de negócios para alavancar o setor são fundamentais. Nesta edição, tivemos uma importante amostra da indústria criativa do Brasil, com 100 atividades, 20 estados brasileiros e seis países de forma remota. Capacitar a cadeia produtiva ainda é um desafio, mas a gente vem construindo tudo desde 2015 para ser um importante evento de economia criativa, música e negócios e precisa de fomento e investimento para potencializar essas ações para todas as cidades possíveis do Estado”, defende a idealizadora Ivanna Tolotti.

TUM teve conversas sobre políticas para economia criativa, presença de mulheres na indústria da música e mais

Um dos temas abordados foi políticas públicas e privadas para a economia criativa. Santa Catarina integra o rol de estados que mantiveram a participação de profissionais criativos acima da média nacional (1,8%, segundo Mapeamento da Indústria Criativa de 2019 - Firjan). Por aqui, 2,1% de todos os trabalhadores são ligados à indústria criativa. 

“Me parece que está cada vez mais turva essa separação de áreas que compõem a economia criativa. A gente percebe claramente que a gastronomia, a música, o cinema, o design, as artes em geral, o turismo, estão fazendo parte de um todo”, defende Vini de Lucca, superintendente de Turismo de Florianópolis.

Mulheres que estão mudando o mercado da música no Brasil também estiveram presentes na quarta edição do TUM, com presença de Luciana Simões, criadora e gestora do Festival BR135, Ana Morena, sócia e idealizadora do Combo Cultural DoSol, e Monique Dardenne, co-fundadora do Women’s Music Event. 

“Metade do line-up do TUM é mais diverso e isso também se estende para a equipe que trabalha no evento”, comenta Ivanna, que também é jornalista, musicista e coordenadora nacional do Sonora - Festival Internacional de Compositoras.

Outro destaque da programação foram as tradicionais rodadas de negócio organizadas em parceria com o Sebrae - SC. Nessa edição, foram realizadas 180 reuniões, com inscrições esgotadas dias antes do início do evento.

Entre os participantes estavam Luciana Mascarenhas, Romulo Pampolini e Nicole Wingester, do Palco MP3, Schibian Oliveira, do Festival de Música de Itajaí, Guilherme Tavares, do Favela Sounds (DF), entre outros. 

A quarta edição do TUM teve 100 atividades, 71 palestrantes e bandas convidadas, além de participantes de 20 estados brasileiros e seis países. Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o evento teve patrocínio da Prefeitura de Florianópolis e apoio da Ibagy, do Sebrae SC e da Palco MP3. 


Foto: Sandra Puente
TUM Sound Festival impulsiona retomada do setor da música e economia criativa em SC










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade