img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Novas análises não encontram microalgas tóxicas na Lagoa da Conceição

Publicado em 07/04/2021


Novas análises não encontram microalgas tóxicas na Lagoa da Conceição



A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), após intensivo monitoramento, informam que, no momento, não há floração de microalgas potencialmente tóxicas na Lagoa da Conceição influenciando na condição da balneabilidade e não há mais a recomendação para evitar o consumo do pescado local.



Por: Paulo Luis Cordeiro

As instituições recomendam que se evite o contato primário (banho e atividades de lazer) em águas com espumas, manchas marrons, alaranjadas ou verdes, e após períodos chuvosos. 
Em caso de incidências de espumas ou manchas na água, ou ainda episódio de mortandade de peixes, deve-se informar o IMA ou a Floram para que seja iniciado procedimento de investigação.

Sendo assim, não há mais a recomendação para evitar o consumo do pescado local. Porém, as instituições recomendam que se evite o contato primário (banho e atividades de lazer) em águas com espumas, manchas marrons, alaranjadas ou verdes, e após períodos chuvosos. 

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Braga, destaca a importância da melhoria da qualidade da água, mas garante que a autoridade municipal vai prosseguir atenta e vigilante até a recuperação total do ecossistema e a reparação de danos sociais e econômicos.

Em caso de incidências de espumas ou manchas na água, ou ainda episódio de mortandade de animais, deve-se informar os órgãos responsáveis para que seja iniciado o procedimento de investigação. 

A superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, acrescenta que o "município segue firme em prol da completa recuperação do elemento hídrico e da melhoria global da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição". Destaca, por fim, a necessidade de observar os pontos próprios e impróprios para banho, conforme indicações de balneabilidade do IMA.

 



Novas análises não encontram microalgas tóxicas na Lagoa da Conceição




Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...