img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Liberada a retirada e comercialização de ostras em todo litoral catarinense

Publicado em 06/11/2020


Liberada a retirada e comercialização de ostras em todo litoral catarinense



A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a liberação dos cultivos de ostras em todo o Estado.

A partir desta sexta-feira, 6, não há mais nenhuma área interditada pela presença da toxina diarreica e os produtos e subprodutos podem ser consumidos com segurança. O Estado ainda possui três áreas onde é proibido comercializar mexilhões.

Boa parte do litoral está liberada também para retirada e comercialização de mexilhões, berbigões e vieiras - apenas três áreas seguem com interdição parcial. Desde o início de agosto, Santa Catarina passa por períodos de interdições das áreas de cultivos de moluscos devido à alta concentração de ficotoxina Ácido Okadaico, que, quando consumida por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Estão parcialmente interditadas as áreas de Perequê, Ilha João da Cunha e Araçá, no município de Porto Belo. Nessas localidades está autorizada a retirada e comercialização apenas de ostras.
As ostras foram liberadas a partir de dois resultados negativos consecutivos para presença de toxina diarréica. É importante destacar que ostras e mexilhões se comportam de formas diferentes diante da concentrações de algas tóxicas, por isso, a desinterdição é parcial.

Ainda permanece proibida a retirada e comercialização de mexilhões, berbigões e vieiras e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade