img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

Facilidade no acesso às drogas em escolas e universidades

Publicado em 25/09/2020


Clarice Castro / Ministério da Cidadania
Facilidade no acesso às drogas em escolas e universidades



Em poucas palavras podemos perceber quantas consequências ruins o uso de drogas precocemente pode acarretar.

A facilidade no acesso às drogas na infância e adolescência, é o reflexo do alto indíce da necessidade de um tratamento de drogas em uma clínica de reabilitação na fase adulta. 

A falta de discernimento na adolescência

Quando falamos de escolas, estamos nos referindo de crianças e pré-adolescentes que ainda não têm um discernimento de saberem o que realmente é inofensivo e o que pode tornar-se devastador para sua vida. Dessa forma, fica totalmente evidente o crescimento do tráfico de drogas e a importância de palestras de profissionais de uma clínica de internação.

As drogas adentraram em algumas escolas tanto públicas, quanto particulares, e estão sendo vendidas para quem quiser consumir. A preocupação é tamanha que as técnicas pedagógicas não estão dando resultados, e já foram levadas em considerações a intervenção da polícia militar como medida preventiva.

Para as universidades o assunto é ainda mais complicado, pois a maioria dos alunos que fornecem e usam as drogas são maiores de idade e o consumo fica cada mais frequente, mas sempre resultando em negação de tratamento drogas por uma internação voluntária.

A falta de discernimento na adolescência

Vale ressaltar que o uso de substâncias entorpecentes na adolescência é bastante prejudicial à saúde e os danos podem ser irreparáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os efeitos podem gerar problemas coronarianos, deficiência na memória e aprendizado, depressão, bronquites, derrames, paranóias, enfim uma enormidade de consequências nocivas.

A utilização de drogas vão muito além de tratamento de crack, cocaína e até mesmo tratamento maconha. Segundo a Organização mundial de saúde (OMS), “drogas são substâncias que, quando consumidas, ingeridas, inaladas, injetadas ou fumadas produzem alterações no funcionamento do organismo”.

As drogas que provocam alterações no sistema nervoso são chamadas de drogas psicotrópicas, elas podem ser consideradas estimulantes, depressoras ou perturbadoras do sistema nervoso, sendo que a dependência de drogas, devido ao consumo regular, causa diretamente problemas a saúde, a família, aos amigos, ao rendimento escolar e indiretamente a todos os que convivem com o usuário.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...