img

Florianópolis, 26/04/2024




COMUNIDADE

Motociclistas fecham a ponte Pedro Ivo Campos para protestar contra fiscalizações da PRF

Publicado em 23/09/2020


Videomonitoramento/SSP-SC
Motociclistas fecham a ponte Pedro Ivo Campos para protestar contra fiscalizações da PRF



Aproximadamente 100 motociclistas da Grande Florianópolis fizeram uma manifestação na ponte Pedro Ivo fechando o acesso à Ilha de Santa Catarina nesta manhã.



Por: Paulo Luis Cordeiro

O motivo da manifestação era segundo eles, o rigor da fiscalização que a Polícia Rodoviária Federal vem realizando, para exigir a atilização de diversos itens de segurança e vericação das condições de trafegabilidade dessas motos na estradas.

Segundo a informações, desde janeiro deste ano, analisando o grande número de acidentes graves de trânsito envolvendo motos, a Polícia Rodoviária Federal decidiu estudar formas de reduzir esta realidade. Analisando estudo nacional sobre os trechos de 10 km mais críticos do Brasil, verificou-se que a Grande Florianópolis figura entre os primeiros lugares. 

Durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) deste ano, considerando os bons resultados alcançados e que o alvo da campanha são motociclistas, ciclistas e pedestres, foram realizadas várias ações de educação e fiscalização em todo o Estado e, especificamente, na Grande Florianópolis.

Foram direcionados 37 PRFs para trabalhar na Operação Motovida na Grande Florianópolis durante a Semana Nacional do Trânsito, com foco em ações de educação e fiscalização. As ações de educação para o trânsito contaram com o apoio da Autopista Litoral Sul e envolveu a fiscalização e a entrega de folders, instalação gratuita de 100 antenas corta pipa, adesivo refletivo em 54 bicicletas, 257 capacetes de motociclistas, 30 baús de motos e distribuição gratuita de 40 coletes refletivos para ciclistas.

Foram fiscalizadas 2.254 motos, tendo sido lavrados aproximadamente 1.050 autos de infração. A maioria das infrações verificadas foram licenciamento vencido e problemas na habilitação do motociclista. Das mais de 1.000 motos autuadas (multadas), aproximadamente 120 foram retidas. As motos foram liberadas em todos os casos em que a regularização podia ser feita posteriormente. Nos casos de licenciamento, falta de condutor habilitado ou quando a irregularidade gerava risco de acidente, a moto foi retida.

Durante a manifestação, que começou na BR-101 no estacionamento de uma loja de departamentos, os motociclistas seguiram pela BR-282, Via Expressa, até chegarem na ponte Pedro Ivo, onde bloqueram a via. Antes disso, alguns motoboys estiveram na Superintendência da PRF para tentar buscar um entendimento.


Videomonitoramento/SSP-SC
Motociclistas fecham a ponte Pedro Ivo Campos para protestar contra fiscalizações da PRF










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...