img

Florianópolis, 26/04/2024




CIDADES

Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirma fim do surto de sarampo em Santa Catarina

Publicado em 08/09/2020


Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirma fim do surto de sarampo em Santa Catarina



De acordo com o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), durante o período de surto ativo de sarampo foram confirmados em Santa Catarina 411 casos da doença. O último no mês de abril.

Segundo protocolo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) são necessárias, ao menos, 12 semanas consecutivas sem registros de novos casos para que um o surto da doença seja considerado encerrado. A DIVE/SC aguardava o resultado de alguns exames para confirmar o fim da transmissão do vírus no Estado. “Ainda tínhamos exames em análise, por isso decidimos esperar um pouco mais para ter certeza do encerramento do surto”, esclarece a enfermeira responsável pela vigilância da doença no estado Alda Maria Rodolfo da Silva. 

Do total de casos confirmados desde o início do surto, 301 foram no ano de 2019 e 110 em 2020. Não houve registro de óbitos. A faixa etária mais atingida foi a de adultos jovens com idade entre 20 a 29 anos, 45% dos casos, seguido da faixa etária de 15 a 19 anos (28%).  Dos 295 municípios catarinenses, 43 registraram casos.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina atribui o fim do surto do sarampo no Estado ao trabalho das equipes em vigilância em saúde de toda a rede estadual, municipal, equipes de vacinação, equipes de laboratório e também a grande participação da população que aderiu a vacinação do sarampo. No entanto, o trabalho continua. Equipes de vigilância permanecem em alerta em todos os municípios com o intuito de detectar possíveis novos casos suspeitos.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade