img

DIVERSAO

Circuito Catarinense de Quadrinhos terá 9 dias de programação gratuita em Florianópolis

Publicado em 09/08/2019
Divulgação/Assessoria de Imprensa
Circuito Catarinense de Quadrinhos terá 9 dias de programação gratuita em Florianópolis

O Circuito Catarinense de Quadrinhos, um dos mais importantes festivais de arte e cultura geek de Santa Catarina, chega à terceira edição e celebra o universo geek entre os dias 10 a 18 de agosto no Beiramar Shopping, em Florianópolis.



Em 2019 o evento está maior: serão nove dias de programação gratuita para todas as idades, com exposições, sessões de cinema, espaço de jogos e leitura, cosplay contest, master classes e o Hall dos Artistas – Feira dos Artistas. Com mais de 200 atividades programadas, o evento destaca-se pela agenda voltada para formação e profissionalização do setor.

"Ser geek é ser um fã apaixonado. A verdade é que somos todos fãs de alguém, colecionamos algo, somos críticos de filmes, gostamos de usar fantasias, passar horas lendo livros e hqs, adoramos “maratonar” séries... E isso é o universo geek", diz José Mathias, um dos idealizadores do Circuito junto a Bruno Flesch.

Entre os nomes confirmados estão os da paulistana Carol Pimentel, roteirista premiada e há três anos editora da Marvel Comics; de Fernando Caruso, ator, dramaturgo e humorista; da ilustradora catarinense Manu Cunhas, que em 2017 ficou em segundo lugar na categoria ilustração do Prêmio Jabuti; de Ricardo Manhães, autor de Santa Catarina que é best-seller na Europa; e do artista Luciano Martins. 

Hall dos Artistas

O Hall dos Artistas é uma das principais atrações do Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019. Trata-se de um espaço democrático para que artistas já consagrados e também os novos e amadores possam mostrar seus trabalhos, interagir com o público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais relacionados ao universo das HQs.  Participam artistas individuais, coletivos, escolas, estúdios e selos.

Entre os nomes de destaque estão Manu Cunhas, autora de Outras Meninas; Ricardo Manhães, autor de Gothic Girl; Maurício Paiva, de O Fadólico; Diogo Azê, de Alien Ninja; Klewerton, do Buena Lucha; Davi Calil, do Uma Noite em L’Enfer; Carol Pimentel, da Panini Comics; Edu Vieira e Magenta King, professores da Quanta Academia de Artes.

Cinema

Dentro da programação do festival ocorrem duas sessões de cinema gratuitas para quem vive o mundo geek. Homem Aranha - Longe de Casa será exibido no dia 10/8 no Cine Show. A Turma da Mônica – Laços também terá sessão especial no dia 17/8. As exibições são gratuitas e os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do cinema.

E durante todos os nove dias de programação ocorrem três sessões diárias da Fête D’Animation AF, mostra de curtas de animação francesas promovida pelo Institut Français e a Aliança Francesa Florianópolis. As exibições serão diárias, sempre às 11h, às 14h e às 19h, de animações premiadas e com temáticas para todas as idades.