img

Florianópolis, 26/04/2024




CULTURA

Exposição colaborativa busca o diálogo entre arte e ciência

Publicado em 26/07/2018


Divulgação/Assessoria de Imprensa
Exposição colaborativa busca o diálogo entre arte e ciência



A lua, a água e o ar ? a natureza é substrato para artistas que buscam um diálogo entre arte e ciência.

É o caso da brasileira Silvana Macêdo, que vive no Campeche, na Ilha, e de Henna Asikanien, finlandesa que vive em em Newcastle, na Inglaterra. Embora vivendo em países diferentes, elas atuam de modo colaborativo há 20 anos. A mostra Intraduzível, que abre no próximo dia 2, às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina), traz Henna pela segunda vez a Florianópolis. Desde segunda-feira na Capital, está envolvida na montagem da exposição que reunirá uma série de fotografias e as videoinstalações lab (2017), ar (2001-3), lua (2005-7), a videoinstalação sonora cooperari (2007) e a instalação trabalho de campo (2017).

O trabalho ar, por exemplo, foi criado a partir de duas residências feitas por Silvana e Henna. Uma realizada na Finlândia e outra na Amazônia, no Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas). O contraste entre uma floresta gelada e outra tropical solidifica a videoinstalação concebida a partir do contato com outros cientistas, produtores de pesquisa e pensamento sobre a questão climática, em especial, nesse caso, do efeito estufa.

Henna fica em Florianópolis até o dia 3 de agosto. Na abertura da exposição, participará de uma conversa de artista, aberta a todos os interessados.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...