img

Florianópolis, 26/04/2024




GERAL

O lado social da ópera-rock Frankenstein

Publicado em 19/06/2018


Tóia Oliveira
O lado social da ópera-rock Frankenstein



Estudantes, professores e integrantes projetos sociais serão os primeiros a assistir ao espetáculo, no próximo dia 26

No final deste mês, na Capital dos catarinenses, haverá a estreia nacional da ópera-rock FRANKENSTEIN, do compositor Alberto Heller. A produção é da Camerata Florianópolis, orquestra reconhecida pelo estilo de unir a música clássica aos demais gêneros musicais, como rock, jazz, MPB, reggae e eletrônica. O diferencial desse espetáculo é que, além de artístico, tem um forte cunho social, visando disseminar a boa música entre os diversos públicos. Por isso, antes mesmo da estreia oficial, a ópera será apresentada gratuitamente para alunos e professores de escolas públicas e integrantes de projetos sociais. A récita (apresentação) gratuita será no dia 26 de junho, às 14h, no Teatro do CIC, em Florianópolis. Cerca de 300 pessoas, entre alunos e professores das redes públicas, e idosos de projetos sociais já estão confirmados.

O espetáculo ópera-rock FRANKENSTEIN tem regência do maestro Jeferson Della Rocca, direção cênica de Renato Turnes, direção artística de Alberto Heller e produção executiva de Maria Elita Pereira. O projeto é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura - Estado de Santa Catarina. Inicialmente as apresentações serão em Florianópolis, mas pretende-se que em breve a produção viaje pelo país.

Para o compositor, fazer essa apresentação especial antes mesmo da estreia oficial é uma boa oportunidade para democratizar o acesso aos diversos públicos para grandes espetáculos. “Esses alunos vão presenciar, em primeira mão, o resultado da ópera que foi adaptada a partir da obra homônima de Mary Shelley (livro que comemora 200 anos em 2018), e se propõe a resgatar a dimensão trágica e existencial do original”, explica Heller. Certamente, será uma experiência incrível!

Indicada para maiores de 14 anos, a ópera-rock FRANKENSTEIN é dividida em dois atos. Nos papéis principais, grandes nomes do canto lírico e do rock nacional como Alírio Netto (vocalista do Queen Extravaganza), que vai interpretar a famosa Criatura; Rodrigo “Gnomo” Matos, que viverá Victor Frankenstein; Carla Domingues, soprano de voz marcante e versátil, que já se apresentou em vários teatros nacionais e internacionais, no papel de Elizabeth; Masami Ganev, soprano que já participou de óperas como Madama Butterfly e La Bohème, interpretará Justine – entre outros grandes nomes da música catarinense. A parte musical compreende ainda coro masculino, banda e orquestra sinfônica. Ao todo, quase 70 pessoas estarão envolvidas no espetáculo.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...